Coluna

Apoiadores de Mendanha e Marconi selam união no Entorno

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 03 de setembro de 2022

A regra de que o adversário de hoje pode ser o aliado de amanhã e vice-versa, faz parte do jogo democrático. “Não existe inimigo na política e sim adversário”, ensina as raposas que movem as narrativas do debate político. Este é o caso do candidato à reeleição, Ronaldo Caiado (UB), seu adversário, Gustavo Mendanha (Patriota) e do candidato a senador, Marconi Perillo (PSDB). Depois de muitas trocas de farpas, a bandeira branca foi hasteada entre Caiado e Marconi, mas uma parcela dos caiadistas insistem em dinamitar essa tênue ponte. Para contrapor essa turma, apoiadores de Gustavo Mendanha reaproximaram novamente de Marconi e ensaiam alguns movimentos de união para baixar a fervura provocada pela troca de farpas entre os dois. A oportunidade para quebrar o gelo, aconteceu na sexta-feira (2) em Luziânia. O pano de fundo para o face a face foi o lançamento oficial da candidatura a deputado estadual do ex-prefeito do município, Cristóvão Tormim (Patriota). A troca de amabilidades sela uma aliança que ajuda Mendanha a ser mais conhecido na região e detém o avanço dos concorrentes de Marconi no Entorno.

Todos por dois
A ‘coincidência’ do encontro em um mesmo evento entre Mendanha e Marconi, faz parte de uma articulação de apoiadores para unir os dois no Entorno. São denominados por siglas que sugerem união política. O mais forte deles é o GUMA (Gustavo e Marconi) coordenado pelas ex-prefeitas, Sônia Chaves (PSDB-Novo Gama), Giselle Araújo (Cidade Ocidental) e Professora Edna (Luziânia), todas mendanhistas. Na esteira de apoios, o ex-prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Moacir Machado também criou o MAGU (Marconi e Gustavo).

Lêda e Cristóvão

Continua após a publicidade

Em dobradinha com a candidata a deputa federal, Lêda Borges (PSDB) e o ex-prefeito de Luziânia e candidato a deputado estadual, Cristóvão Tormin (Patriota), pode fazer um estrago na candidatura a federal do ex-tucano, Célio Silveira (MDB). Lêda tem forte influência em Valparaíso e Cristóvão em Luziânia. Mesmo com o apoio do prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), Célio terá que buscar muitos votos fora do Entorno Sul.

Naçoitan em ação

O prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (UB) tornou-se um dos mais fiéis escudeiros da reeleição de Ronaldo Caiado ao governo. Naçoitan, além de articulado e líder na região Oeste do estado, tem feito papel de bombeiro apagando os focos de incêndios políticos, não só na sua região mas em outras missões. Seu estilo assertivo tem provocado ciúmes entre alguns apoiadores. 

Dr. Alano do Novo

Médico ortopedista e conselheiro da Unimed, Alano Ribeiro de Queiroz Filho, mais conhecido como Dr. Alano, enfrenta as urnas pela primeira vez como candidato a deputado federal pelo partido Novo. Esta semana ele foi às ruas em Ceres para “levar a mensagem de nosso partido, Novo não só no nome mas nas atitudes políticas”.

Marcelo Sorriso

O dentista e ativista da causa autista, Marcelo Sorriso deixou o PSD e agora é um dos coordenadores do ao Governo de Goiás, Major Vitor Hugo (PL) no Entorno Sul. Ele deve ser confirmado presidente da legenda em Valparaíso.

Psol ganha do PT

Candidata ao Governo de Goiás, Cintia Dias (Psol) andou pelo Entorno de Brasília e mostrou que está mais antenada com a patuleia do andar de baixo da pirâmide social do que o PT. Distribuiu simpatia e ainda faturou mídia espontânea nas redes sociais e rádios comunitários. Sinal dos tempos.