Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Coluna

Bolsonaro é o ‘sparing’ que mantém o palanque de Lula

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 22 de fevereiro de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parece que não tem para onde ir, Dia sim outro também, seu assunto predileto é criticar e ‘desconstruir’ a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tanto no país quanto no exterior. Analistas políticos mais atentos perceberam que este estilo de ataques ao antecessor, faz parte de uma estratégia para manter a militância petista mobilizada e impedir, ou pelo menos dificultar, o surgimento de um concorrente mais à direita. Como não existe um programa de governo que sinalize avanços na letargia em que se encontra o país, principalmente na área mais sensível da economia, ataca moinhos de ventos como a independência do Banco Central (BC), política ambiental, juros altos e desigualdades social. Nem o básico em qualquer governo que a âncora fiscal consegue apresentar aos setores econômicos. Sem regras claras, fica difícil um empresário médio ou grande planejar investimentos no país. Para piorar o quadro, o editorial do jornal paulista, O Estado de S. Paulo desta terça-feira (21), tece críticas ácidas a Lula em seus quase 40 dias de governo. “Eleito sem um discurso consistente, sem um projeto real de governo, o presidente permanece sem ter o que falar. Permanece com ladainhas populistas do tipo “governar para os pobres” (, que serviram para lhe assegurar a vitória nas eleições – sem esclarecer como é possível fazer isto’. Por enquanto, o principal projeto de Lula é manter Bolsonaro como adversário de palanque. Sem ele, o presidente lula é apenas uma repetição do passado.

40 milhões buscam um líder

Os erros de Lula sinalizam que, ao continuar com a faca entre os dentes e com gosto de sangue na boca, amplia o fosso entre seu governo e os mais de 32 milhões que não votaram nele e Bolsonaro, do total de 156,4 milhões de eleitores aptos. Além disso, cerca de 3,4 milhões anularam o voto e 1,9 milhão votaram em branco, totalizando 4,4% dos votos totais. Portanto, existem aproximadamente 40 milhões de eleitores que estão à procura de um líder confiável e sem um passado nebuloso.

Continua após a publicidade

Atiçou a concorrência

Ainda sobre o editorial do “Estadão”, Ao falar em reeleição, Lula Lula pode até estar contendo pretensas candidaturas dentro de sua equipe, mas certamente, atiçou adversários e colocou gasolina na fogueira da polarização política”.

Caiado só assuntando

Não é segredo para ninguém, mas não custa ‘cutucar a onça com vara curta’, o governador Ronaldo Caiado está só assuntando os movimentos de Lula. Embora ele evite o assunto pois quer focar na gestão do segundo mandato, é bom ficar de olho em seus movimentos.

Adeus a Dona Iris

Existem pessoas que são tão relevantes para seu país, estado e cidade que, ao morrer, todos sentem a perda como se fosse um familiar querido. A “Dama da política social”, Iris Araújo faleceu nesta terça-feira (21), mas deixa um legado como uma mulher que rompeu a futilidade de primeira-dama decorativa e construiu uma personalidade politica singular.

Rio Verde Tecnoshow

O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (UB) é um dos grandes parceiros da Tecnoshow Comigo 2023, feira que se tornou uma referência nacional em exposição do que tem de mais avançado em tecnologias voltadas para o agronegócio. A feira tem abertura oficial a partir do dia 27 de março e vai até 31.