Coluna

Bolsonaro inelegível favorece Caiado na corrida presidencial

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 19 de junho de 2023

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes pautou para quinta-feira (22) o julgamento de uma das ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Pelo andar dos humores do Supremo, Bolsonaro pode ser condenado e ficar inelegível para disputar a presidência da República em 2026. Se ocorrer a condenação, dá uma clareada no céu em que voam os demais pretendentes do espectro da direita, principalmente o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) mostrar seu portfolio de gestor. Além dele, estão no mesmo espectro os governadores Romeu Zema (Novo-MG), Jader Barbalho Filho (MDB-PA) e Eduardo Leite (PSDB-RS) também serão favorecidos. Dentre os pretendentes, o nome mais ventilado é o do governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), tido como favorito na disputa presidencial de 2026. O problema é que, se Bolsonaro for condenado, Tarcísio fica amarrado a uma pedra chamada ‘bolsonarismo’. Os aliados do ex-presidente, incluindo o manda chuva do PL, Valdemar Costa Neto que deve pressioná-lo a  assumir que é candidato a presidente. O eleitorado paulista já viu esse filme com João Dória que não disputou a reeleição, preferindo aventurar-se na disputa presidencial. Foi rejeitado pelos eleitores de seu estado. O outro problema é que, se assumir que é candidato a presidente, seu governo acaba e vira comitê ai a vaca vai para o brejo. Esse cenário favorece Caiado que ganha tempo para mostrar o que fez em Goiás e o que pode fazer pelo país.

Oposição à dialética negativa

Quando é provocado sobre a disputa presidencial, Caiado responde que é preciso acabar com o negativismo asfixiante que envolve o país e Goiás serve como exemplo. Quando assumiu o governo em 2019, além de dívidas e contas puúblicas em pandarecos, ele teve também como meta, recuperar a autoestima dos goianos. Caiado acredita que a polarização entre o lulopetismo e bolsonarismo não é uma política saudável para a democracia.

Continua após a publicidade

Palestra no Lide

Ronaldo Caiado (União), Ibaneis Rocha (DF) e mais sete governadores, participam do Lide Brazil, no Rio de Janeiro, entre os dias 28 a 30 de junho. Eles vão discorrer sobre o tema “O Futuro Econômico do Brasil”.

Diálogos Tucanos

No dia 1º de julho o presidente nacional do PSDB, Eduardo Leite e do regional, Marconi Perillo recebem filiados e aliados no estado para ouvir sugestões sobre um projeto para o Brasil.

Eduardo Leite

Eduardo Leite deve repetir o que disse no primeiro encontro regional da legenda no dia 27 de maio, em Salvador, que “o meu papel é liderar para dentro do PSDB e esse será um momento de discussão e de alinhamento interno”. 

Aos filiados

Marconi vai aproveitar a reunião para ouvir aliados sobre a disputa para prefeitos, vices e vereadores em 2024. A meta é reestruturar a legenda e eleger pelo menos 20 prefeitos ou mais.

Paschoal mira Adib

O economista e um dos pré-candidatos a prefeito de Catalão, Júlio Paschoal divulgou vídeo em suas redes sociais denunciando o descaso da gestão de Adib Elias (Pode) com complexo de recuperação de dependentes químicos de Catalão. “Uma obra importante, mas abandonada que nunca teve um dependente químico internado”, diz Paschoal.

Ibaneis é Celina

Na última sexta-feira (16), o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) jogou gelo nas pretensões do deputado federal, Rafael Prudente, também emedebista na pretensão de disputar o governo em 2026. Ibaneis disse com letras maiúsculas que a candidata natural é sua vice, Celina Leão (PP).