Coluna

Brasil Júnior quer resgatar o protagonismo político de Formosa

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 29 de abril de 2023

Tornou-se um mantra dizer que política não tem porta de saída: entrou torna-se eternamente parte da engrenagem que move o mundo. Neste ano de 2023, que antecede a renovação de prefeitos e vereadores ou reeleição nos 5.568 municípios brasileiros, as tratativas em busca de alianças movimentam os pretendentes que vão enfrentar as urnas. Este é o caso de Formosa, outrora uma protagonista importante na política goiana por ser porta de entrada para as regiões Nordeste e Norte de Goiás. No entanto, nos últimos dez anos, entrou em declínio como celeiro de bons políticos e representantes no Legislativo goiano, mas uma nova safra de lideranças quer mudar essa história. Nomes como o do vereador e presidente da Câmara, Marcos Goulart (PP), mais conhecido como Marquim Araújo, e o da colega de parlamento, [Delegada Fernanda] Martins de Lima (SD), e o empresário Brasil Júnior, que deve trocar o Patriota por outra legenda. Existem outros nomes, como o do ex-prefeito Itamar Barreto (PSD). O PT pode bancar a suplente de vereadora, Nilza Gomes (PT), e o prefeito Gustavo Marques (Podemos) deve apoiar alguém de seu grupo. O ponto é que, diferente da eleição de 2020, Brasil Júnior tem dado um passo de cada vez. Já tem várias lideranças em seu projeto, costura alianças com outras legendas e, só depois de ter um grupo consistente, dará o passo rumo à conquista da Prefeitura de Formosa. Além do fortalecimento político interno, Brasil Júnior conta com o incentivo do ministro da Agricultura Carlos Fávaro. “Meu objetivo é resgatar o protagonismo político que Formosa sempre teve”, garante.

Diálogo com PT e o ministro Fávaro

Brasil Júnior contabiliza em seu capital político a boa relação com o PT. Mesmo sendo um homem de direita, “na mesma linha democrática do governador Ronaldo Caiado”, matém conversas com o PT. “Inclusive, minha aproximação com o ministro [da Agricultura] Carlos Fávaro foi por meio do líder do PT do DF, Wilmar Lacerda”, conta.

Continua após a publicidade

Convite à China

Brasil Júnior foi convidado pelo ministro Carlos Fávaro para fazer parte da comitiva de Lula que foi à China, mas por estar em “meio à colheita de soja não tive como ir”. Ele ressalta que, “ao contrário das críticas, o governo Lula tem muito respeito pelo agronegócio brasileiro”.

Rede Suplementar

O presidente da Unimed Goiânia, Sergio Baiocchi Carneiro, defendeu a importância da Rede Suplementar para o Sistema de Saúde brasileiro na abertura do 4º Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada, que ocorreu na última quinta-feira (27), em Goiânia.

Mulher do campo

A deputada federal Marussa Boldirn (MDB) apresentou Projeto de Lei para garantir a aposentadoria especial para a mulher do campo. O objetivo da proposta é impedir que seja negada a condição de segurada especial à mulher em razão de constar em início de prova material, como certidões de casamento, a informação de que a mulher foi “do lar”, “dona de casa” ou similares.

Celina Leão

O deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos) defendeu no Programa Conectado ao Poder, apresentado pelo jornalista Sandro Gianelli na Rádio Atividade FM (107,1), que a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), tem grandes chances de ser a sucessora de Ibaneis Rocha. (Especial para O Hoje)