Coluna

Caiado criticou a proposta de reforma tributária “meia boca”

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 14 de junho de 2023

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), repetiu o que vem pregando desde o momento em que a proposta de Reforma Tributária entrou em discussão: como está, não tem como ser aprovada. Por videoconferência, participou da reunião dos governadores do Centro-Oeste com o relator da proposta, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PB). As críticas de Caiado mais contundentes foram sobre a implantação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e a unificação da cobrança de tributos como IPI, PIS, Confins, ICMS e ISS, criando o Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS). Mostrando que é um municipalista, saiu em defesa dos prefeitos brasileiros e dos Estados que, de acordo com estudos feitos pelo Instituto Mauro Borges (IMB), a União só entra com três impostos, o que significa 35% de tudo que é tratado no projeto, enquanto Estados e municípios vão contribuir com mais de 60%. “O que assistimos é uma concentração maior de arrecadação da União, retirando a sobrevivência dos demais federados”, protestou. O governador argumenta que a reforma só mexe em 39% dos impostos do País, ou seja, 61% ficam intocáveis e deixa evidente que se trata de uma ‘reforma meia boca’. O Governo Federal tira autonomia dos Estados, concentra os recursos com a União e “aí fica todo mundo a Deus dará, dependendo de Lei Complementar”.

‘Waguinho’ vira problema para Lula

Está complicado agasalhar os interesses do casal companheiro do presidente Lula, a deputada federal e ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e seu marido, prefeito de Belford Roxo, Waguinho Carneiro (Republicanos-RJ). Daniela vai trocar o União pelo Republicanos, mas quer levar junto o Turismo. Waguinho sassaricou por Brasília em busca de uma saída honrosa para Daniela, mas provocou mais problemas para Lula do que solução.

Continua após a publicidade

Ah, o Alcolumbre

Lula quer mexer nos ministérios do União: Comunicações, Desenvolvimento Regional e Turismo. Os dois primeiros são da cota pessoal do senador Davi Alcolumbre (UniãoAP) que, por sua vez, é o presidente da CCJ, que vai sabatinar o indicado de Lula para o STF, Cristiano Zanin.

Brasil Júnior bem

Em Formosa, circula uma pesquisa feita pelo Instituto Exata que aponta os possíveis pré-candidatos a prefeito em 2024. O que chama atenção entre os 15 nomes que aparecem na pergunta espontânea é o do empresário Brasil Júnior. Ele está colocado em terceiro lugar, abaixo de Tião Caroço e a vereadora Delegada Fernanda.

Melhor estrutura

Brasil Júnior é o que tem a melhor estrutura material potencial de crescimento. O ex-prefeito, conselheiro aposentado e ex-deputado estadual Tião Caroço tem dito a amigos que não vai disputar a prefeitura. Nesse caso, a tendência de polarização será entre a vereadora Delegada Fernada e Brasil Júnior. A conferir.

Dupla comemoração

A vereadora Solange Menezes (PP), de Buriti Alegre, é a primeira mulher nos 96 anos de emancipação política do município eleita para presidir a Câmara de Vereadores. Merece dupla comemoração no dia 24 de junho.

Energia social

Há cinco meses no Estado, a Equatorial Goiás já cadastrou cerca de 71 mil novos clientes na Tarifa Social, totalizando cerca de 572 mil cadastrados. Isso significa uma injeção de R$ 115 milhões adicionais à economia dos municípios. (Especial para O Hoje)