Coluna

Caiado decreta estado de emergência por causa de incêndios

Publicado por: Redação | Postado em: 28 de setembro de 2021

Pelo prazo de 90 dias, Goiás estará sob estado de emergência, por conta do período prolongado de baixa ou nenhuma umidade e, por consequência, propagação de fogo sem controle em áreas legalmente protegidas e não protegidas, com queda acentuada da qualidade do ar. Esses são os argumentos do governador Ronaldo Caiado (DEM) ao baixar o decreto, se referindo aos incêndios florestais, como os que vêm atingindo a Chapada dos Veadeiros e o Parque Estadual de Terra Ronca. Entre as medidas a serem tomadas estão dispensa de licitação, requisição de bens e serviços e contratação de pessoal, por prazo determinado, para atendimento de excepcional necessidade temporária de interesse público.

Força-tarefa

Mais de 150 profissionais atuam na Chapada dos Veadeiros, com reforço de um helicóptero do Corpo de Bombeiros e mais duas aeronaves. As chamas já consumiram mais de 8 mil hectares.

Continua após a publicidade

Aliados 

Presidente do PP em Goiás e secretário dos Transportes Metropolitanos do governo de João Doria, Alexandre Baldy procura jogar luz e reflexão na antecipação da aliança do DEM com o MDB, diante de eventuais insatisfações de aliados de primeira hora.  

Suprapartidário

Se antecipando a críticas sobre eventual aproximação com Perillo (PSDB), para o seu projeto político de 2022, o prefeito Gustavo Mendanha reforça que vai dialogar com líderes políticos, independente de siglas partidárias. Está com os dois pés fora do MDB.

Vaga garantida

Emedebistas do grupo de Daniel Vilela pontuam que a aliança com o DEM é a garantia da indicação do deputado Humberto Aidar ao Tribunal de Contas dos Municípios. Mas o TCE não está descartado, a depender das articulações. 

Desdobramento 

Revelações do jornal O Hoje de escândalos de supostos ‘fantasmas’ e prática de ‘rachadinha’ no gabinete 18, ocupado pelo vereador Célio Silva (PTC), podem chegar ao mau uso de carros oficiais, tanto da Câmara como pelo vereador licenciado e atual titular da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa.

Uso indevido 

Além de ter colocado o motorista de aplicativo, Leidson Alves, para dirigir os carros sem nomeação e pagá-lo de maneira suspeita, há relatos de uso do carro (tanto da Câmara quanto Prefeitura) para fins particulares em passeios por bares caros durante a madrugada e mesmo durante horário de expediente. Os fatos levaram o presidente Romário Policarpo a instituir ponto biométrico.

Critério 

Tal qual o deputado federal Zacharias Calil (DEM), Delegado Waldir Soares, que preside o PSL em Goiás, é mais um que aponta pesquisa para definir a vaga ao Senado na chapa governista. 

CURTAS

– Com a criação do Código de Bem-Estar Animal, que estabelece normas para a proteção dos bichos, quem destratá-los serão multados entre R$ 1,5 mil a R$ 20 mil.