Coluna

Caiado não fará mudanças substanciais no secretariado

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 16 de dezembro de 2022

Fontes palacianas acreditam que o governador Ronaldo Caiado (UB) não fará grandes trocas no secretariado, mas como não existem ‘imexíveis’ em qualquer atividade profissional, seja pública ou privada, mudanças são necessárias. Caiado tem clara noção de que terá um segundo mandato desafiador, tanto administrativo quanto político, para isso, precisa contar com pessoas competentes e dispostas a aceitar desafios fazendo mais com menos. Não só. Tem que saber trafegar no serpentário político sem desviar do foco técnico. Neste primeiro mandato que termina em 1º de janeiro de 2023, a secretária de Economia, Cristiane Schmidt soube equilibrar a entrada e saída do tesouro estadual, contribuindo para que o governador reorganizasse o estado sob uma nova perspectiva de crescimento. Do mesmo modo, o presidente da Goinfra e Agehab, Pedro Sales atua como pilar de sustentação nas demandas de infraestrutura e habitação. Essas duas áreas, antes de Caiado, foram focos de muitos problemas para o governante da hora. Com Pedro Sales esses fantasmas desapareceram. Pedro mostrou-se habilidoso político, expertise fundamental na interlocução com prefeitos e lideranças empresariais, afastando atritos da mesa do governador. Talvez seja o único ‘imexível’.

Gavioli, dama da educação

Outro nome que o governo de Ronaldo Caiado tem como um bom ativo na gestão, é o da professora Fátima Gavioli, uma dama da educação. Ela conseguiu avanços pedagógicos e também melhorias no ambiente físico das escolas, além disso, soube gerir os mais de R$ bilhões investidos por Caiado em reformas de unidades escolares, uniforme, material pedagógico gratuitos, segurança alimentar e inovação.

Continua após a publicidade

Adriano, elo da gestão

O Secretário-Geral de Governo, Adriano Rocha Lima é uma das peças estratégicas que dá sinergia às ações do governo. É o coringa de Caiado que desempenha qualquer missão, por mais desafiadora que seja. Conhece como poucos as peças que movem a máquina pública, portanto, pode ser deslocado para outra função ou permanecer onde está.

Desacelera Caiado

Por recomendações médicas, Caiado vai ter que desacelerar um pouco sua atribulada agenda política e administrativa, bem como seu ritmo frenético de vida. Devido a esta nova realidade, terá que montar uma equipe no segundo mandato mais integrada e com metas definidas na gestão.

Modelo PT

Economistas que defendem o controle sistemático dos gastos públicos, torcem o nariz sobre a proposta de Lula em persistir no “modelo PT de governar”, ou seja, mais dívidas e mais despesas às custas do esforço de quem trabalha.

Lula X Arthur Lira

Com incertezas pairando sobre a aprovação da PEC fura-teto, o presidente Lula suspendeu o anúncio de novos ministros de seu governo. Cauteloso, ele vai usar a expectativa para ‘amaciar’ o coração dos deputados, principalmente Arthur Lira (PP) que pode ser atropelado no favoritismo para se reeleger presidente da Câmara.