O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Câmara aprova urgência de projeto do líder da Oposição para derrubar aumento do IOF 

Raunner Vinicius Soarespor Raunner Vinicius Soares em 16 de junho de 2025
Centrão reduz apoio a Lula, pois vê governo enfraquecido em 2026, diz especialista
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta segunda-feira (16), o requerimento de urgência apresentado pelo líder da Oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), para a votação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL 314/2025) que susta o aumento do IOF editado pelo governo federal. A urgência foi aprovada com ampla maioria: 346 votos favoráveis, 97 contrários e apenas 1 deputado ausente por motivo regimental. 

Com a urgência aprovada, a proposta pode ser incluída na pauta do plenário já nesta terça-feira (17/06), para votação do mérito. A iniciativa é uma reação direta da Oposição à política de aumentos tributários do governo Lula, que já editou ou majorou cerca de 25 impostos desde o início do atual mandato — uma média de praticamente um por mês. 

Leia mais: Lula cria ou aumenta mais de 20 tributos desde o início do terceiro mandato 

Para o deputado Zucco, a aprovação da urgência é um recado claro de que o Congresso não aceitará mais o avanço do governo sobre o bolso dos brasileiros: “A Câmara deu um grito de basta! O brasileiro não aguenta mais pagar o preço da incompetência de um governo que só sabe gastar, que incha a máquina pública e quer empurrar a conta para quem trabalha e produz. Aprovamos a urgência, agora é trabalhar para votar o mérito já nesta terça-feira e derrubar de vez mais esse aumento de imposto. Chega! O governo precisa cortar na própria carne e parar de sangrar os pagadores de impostos deste país”, disse. 

A votação desta segunda escancarou o descontentamento generalizado entre parlamentares de diversos partidos diante da política fiscal do Executivo, marcada por aumento de carga tributária, ausência de cortes de gastos e desprezo pelo ajuste fiscal sustentável. 

WhatsApp Image 2025 06 16 at 21.31.43

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.