Câmara pode derrubar o aumento do IOF nesta quarta-feira (25)


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu, nesta quarta-feira (25), a votação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que susta o decreto presidencial que aumenta o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A expectativa da Oposição é de que, uma vez aprovado, o texto siga para análise do Senado Federal.
A votação é o resultado da articulação do deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), o líder da Oposição, com os parlamentares da Casa. Segundo o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), o líder do governo, o fato de Motta ter pautado a matéria o surpreendeu. “Em sessão virtual? É um assunto sério demais para o país”, afirma o político de esquerda.
Leia mais: Em eventual 2º turno, Caiado perderia para Lula, diz pesquisa
A urgência da proposta foi aprovada na semana passada com apoio expressivo do plenário, e agora os deputados poderão votar o mérito do texto, que representa uma resposta direta ao aumento de impostos imposto à população.
“Estamos diante de mais uma tentativa do governo de arrancar do bolso do trabalhador para sustentar uma máquina pública ineficiente e perdulária. O aumento do IOF é injustificável. Desde o início lideramos essa mobilização com o objetivo de proteger quem produz e gerar um basta nessa escalada tributária. A sociedade está sufocada e o Congresso precisa dar uma resposta firme hoje”, afirmou o deputado Zucco.