O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 21 de dezembro de 2025

Contingências podem fazer Caiado nem alcançar os dois dígitos 

Raunner Vinicius Soarespor Raunner Vinicius Soares em 12 de maio de 2025
Ronaldo Caiado (União Brasil)
Foto: Agência Brasil

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), enfrenta contingências que podem fazê-lo nem alcançar os dois dígitos, quem dirá chegar à presidência da República. 

Pode-se considerar que o estereótipo de coronel não ajuda muito. Apesar de fomentar, em suas redes sociais, a ideia de um candidato próximo do povo, não consegue se desvencilhar de uma personalidade forte e de caráter aristocrático. 

O segundo desafio é a dependência dos candidatos da direita na ‘benção’ do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL). Até o momento, ex-mandatário não determinou quem será o seu sucessor. Mesmo estando inelegível até 2030 e com a possibilidade de ser preso, ainda se mantém como um pré-candidato. 

Leia mais: As circunstâncias históricas podem tornar Caiado presidente da República

O terceiro, diz respeito a baixa projeção nacional do gestor de estadual, que enfrenta o desafio de ter que romper com o regionalismo. Apesar de ser bem avaliado em Goiás, pesquisas apontam que Caiado não é conhecido no restante do país.  

O quarto, se desprender da ideia de um candidato de uma pauta única. A segurança pública tem sido um dos pontos fortes da administração de Caiado, mas, nos outros aspectos, tem dificuldade em demonstrar aptidão. Romper com essa ideia será o seu desafio.  

O quinto… e último, os projetos pessoais dos governadores de centro-direita podem falar mais alto. Apesar de um clima pacífico entre os gestores estaduais, próximo das eleições gerais de 2026, projetos personalistas e partidários podem ofuscar uma coalizão política.  

Esses fatores podem impedir a campanha rumo à presidência da República de Ronaldo Caiado.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.