Coluna

Desafios no caminho de Celina Leão para disputar o GDF em 2026

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 02 de maio de 2023

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), é um player político determinado e obstinado na busca de objetivos, traço que herdou da mãe, Maria Célia, vocacionada a ser instrumento na diminuição da pobreza e incentivadora de políticas públicas que têm no social e educação a bússola para se conquistar o desenvolvimento econômico com oportunidade para todos. Mas não basta só a garra e vontade de fazer, é necessário ter um grupo orgânico e focado no mesmo objetivo. Este é o maior desafio de Celina e seu grupo, afinal, o aliado de hoje pode ser o adversário de amanhã, ou seja, de 2026. Ela faz parte do consórcio de partidos que deram a eleição no primeiro turno ao governador Ibaneis Rocha (MDB), mas nesse agrupamento, assim como ela, tem muita gente de olho no mesmo objetivo: disputar o Governo do Distrito Federal em 2026. Todos vão querer tirar o máximo de proveito político da gestão de Ibaneis, que, salvo um desastre, deve cumprir bem os próximos quase quatro anos. Até lá, Celina terá que percorrer uma estrada sinuosa e cheia de armadilhas políticas. Além disso, ser a arquiteta de uma engenharia política sólida, sustentada por um grupo monolítico que atue como anteparo da gestão de Ibaneis e, aos mesmo tempo, fortaleça o projeto ‘Celina governadora’.

Adversários e aliados na mesma casa

A entrada em cena do senador Izalci Lucas (PSDB), até recentemente adversário de Ibaneis Rocha e agora “amigos para sempre”, complica a equação dentro do grupo palaciano. Rafael Prudente (MDB) quer disputar o Senado e Izalci tanto pode disputar a reeleição quanto o governo. Ibaneis Rocha também disputa vaga de senador e a lista deve crescer até 2026. Todos vivendo sob o mesmo teto do Palácio do Buriti.

Continua após a publicidade

André Fortaleza…

… quebrou a discrição sobre o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (Patriota), desce a borduna na gestão e escancara à opinião pública que é pré-candidato a prefeito. “Criticamos o prefeito pelo caos que está a cidade, mas também apresentamos sugestões para amenizar problemas como mato alto, iluminação precária e sujeira pela cidade”, registrou em sua rede social.

Daniel governador

A partir desta quarta-feira (3), o vice Daniel Vilela (MDB) assume o Governo de Goiás por dez dias na ausência do de Ronaldo Caiado. Ele e a primeira-dama Gracinha Caiado viajam para a Europa.

Serviços e obras

Um experiente político disse à coluna que o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) erra ao tentar imitar Iris Rezende como ‘tocador de obras’. “Os tempos são outros e as pessoas querem do gestor público serviços de qualidade em saúde, educação, lazer e não obras suntuosas.”

Voto conservador

O eleitorado goianiense tem perfil conservador e gosta do político que faz corpo a corpo. Paulo Garcia, quando foi eleito, seguiu à risca o estilo Iris e ‘popularizou’ sua figura. Rogério precisa exercitar a arte do corpo a corpo para contrapor os críticos da classe média que o veem como ‘estrangeiro’. (Especial para O Hoje)