Coluna

“Devolver Goiás aos goianos”: entre o discurso e a prática 

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 23 de março de 2022

O bordão “Devolver Goiás aos goianos” proposto pelo governador Ronaldo Caiado (UB) repetido desde a campanha em 2018 e, nos últimos três anos, tende a perder força e virar lugar comum. Tucanos emplumados que a bem pouco tempo estavam abrigados sob o manto do PSDB, hoje estão ao lado do governador batendo bumbo e palmas. “Pode ser ‘coisas da política’ como se diz, mas no mínimo é incoerente rejeitar adversários e ao mesmo tempo abraçá-los”, comentou um até bem pouco tempo aliado de Jânio Darrot no encontro em Trindade. O mantra, que Caiado inclusive repetiu na cidade santa, revela que o pragmatismo do governador em busca da reeleição pode cair na vala comum. E não é de hoje: começou com a antecipação do anúncio do MDB de Daniel Vilela na vice um ano antes das eleições.  

De saída 

O secretário de Finanças Geraldo Lourenço da gestão Rogério Cruz pediu demissão na manhã de ontem. Lourenço foi articulador e um dos autores da proposta do Código Tributário que resultou no aumento abusivo do IPTU e ITU, provocando insatisfação no goianiense.

Continua após a publicidade

Escolhido 

Em nota, o Paço anunciou o cientista contábil Vinicius Henrique Pires Alves como substituto como indicação do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás. 

Treta

Vinicius Henrique, o novo auxiliar de Rogério Cruz, já teve problemas com contrato sem licitação na Comurg.

Segunda voz

Geverson Abel (Avante) se torna o vice-líder do prefeito Rogério Cruz na Câmara. O anúncio foi feito pelo vereador Anselmo Pereira (MDB), atual líder. 

Eita

Em postagem ao lado do secretário de Esporte, Álvaro Alexandre, Cruz anunciou retorno de eventos esportivos e recursos à área. Nos comentários da postagem, uma enxurrada de críticas e cobranças, sobretudo pela volta às aulas e pagamento de data-base. 

Inovação 

O Juiz Ouvidor do TRE-GO, Márcio Moraes, participou, ao lado do ministro Luiz Fachin, da instalação da Ouvidoria da Mulher no TSE, nesta segunda-feira (21). O goiano foi idealizador do projeto pioneiro da Justiça Eleitoral brasileira. 

Curta

O ex-procurador da República Deltan Dallagnol foi condenado pelo STJ a pagar indenização de R$ 75 mil ao ex-presidente Lula por causa do caso do PowerPoint.