Coluna

Enquanto esperam Ana Paula, a fila de candidatos a prefeito cresce

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 08 de maio de 2023

Até o final de dezembro de 2022, o União Brasil não havia entrado no debate para a disputa da Prefeitura de Goiânia. Quando muito, surgia esporadicamente um ou outro personagem se dizendo postulante. Com isso, mesmo sobre pressão dos vereadores na gestão, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) estava praticamente sem adversários consistentes. Falava-se nos bastidores que poderia até vir a contar com o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB). Mas as nuvens políticas mudam conforme o movimento dos ventos e Rogério entrou no ciclo dos redemoinhos, sendo tragado por desgastes políticos. Foi a ‘deixa’ para os adversários, incluindo no UB, do qual ele contava como aliado, sair dos bastidores. O mais ousado deles é o presidente da Alego, Bruno Peixoto, que, estrategicamente ou não, tinha “esfriado” a ideia em candidatar-se a prefeito. Está de volta com total carga de cavalaria política como pretendente a desbancar Rogério Cruz. Por sua vez, o vice-governador e presidente do MDB regional, Daniel Vilela, tenta uma costura com outras legendas aliadas para fortalecer o nome de Ana Paula como candidata do partido. Mas ela resiste. Caso o MDB não tenha outro candidato, deve apoiar um nome da base caiadista, provavelmente na vaga de vice. Mas o foco de Daniel é resgatar o projeto administrativo para Goiânia legado por Iris Rezende, o qual seu pai, Maguito Vilela, iria ampliar, mas foi interrompido pela sua morte. Enquanto isso, a lista de pretendentes a disputar a prefeitura cresce.

Bruno Peixoto, jovem e ousado

Pode-se não gostar de Bruno ou ter restrições ao seu estilo ‘trombador’, mas um fato é inegável: ele é ousado e focado em seus objetivos. É jovem e tem DNA político construído em Goiânia. Então, disputar a prefeitura significa visibilidade na imagem, um reforço e tanto para 2026.

Continua após a publicidade

Edward ‘estepe’?

A deputada federal Adriana Accorsi (PT) quer disputar a Prefeitura de Goiânia, mas não diz claramente. O ‘suspense’ favorece seu colega de partido e suplente de deputado federal, Edward Madureira. Mas também o prejudica ao ser tratado como “estepe” de Adriana.

Logo do SUS

Movimento para que o logotipo do SUS seja acrescentado no Hospital das Clínicas (HC) da UFG colheu o apoio de 364 pessoas no abaixo-assinado e dos 142 delegados da Conferência Municipal de Saúde que aderiram à moção.

18% aos policiais

Profissionais das forças de segurança pública de Brasília vão ter 18% de aumento. Lula quer aproximação desse pessoal que ainda tem um forte contingente bolsonarista. De acordo com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), foram destravados os impasses burocráticos e será editada uma Medida Provisória para destinar os recursos para o DF.

Vai melhorar

 Para o presidente da Câmara Legislativa de Brasília e policial civil, Wellington Luiz (MDB), o gesto do presidente Lula vai melhorar o relacionamento entre as forças de segurança do Distrito Federal e o governo do petista.

Maio Amarelo

Neste mês de maio ocorre a conscientização sobre segurança no trânsito. Um levantamento da Equatorial Goiás mostra que no Estado é contabilizada uma média de 15 postes danificados por veículos todos os dias. As cidades com mais registros de ocorrência são Goiânia, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Anápolis, Jataí e Luziânia. (Especial para O Hoje)