Coluna

Esquerda de Brasília mira em Celina Leão de olho em 2026

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 19 de abril de 2024

O Distrito Federal é a única unidade da federação onde não tem eleições municipais e por conta dessa lacuna eleitoral, a maioria dos atores políticos, aproveitam para reforçar a assistência de suas bases nas Regiões Administrativas (RAs). Muitos deputados distritais, ajudam lideranças aliadas na região metropolitana do Entorno, portanto, a efervescência do debate politico fica restrito a fatos isolados. Mas, faltando aproximadamente 30 meses para a eleição de 2026, partidos de esquerda encabeçados pelo PT, Psol, PV, PCdoB, PSB entre outros, articulam para voltarem ao poder no Palácio do Buriti em 2026. Só que, no caminho tem a vice-governadora Celina Leão (PP), anunciada antecipadamente como a candidata do governador Ibaneis Rocha (MDB). As vaias ensaiadas contra ela numa visita ao Sol Nascente, reduto onde a esquerda ‘sentou praça’, já é uma amostra dessa estratégia para fazê-la ‘sangrar’ politicamente. Paralelamente, vão fustigar a gestão do governador Ibaneis Rocha com o mesmo objetivo: dividir sua base de sustentação política. Para enfraquecer Ibaneis e Celina, o PT e associados imaginam que podem construir um candidato forte e voltar a ter o protagonismo que teve quando polarizava com o MDB de Joaquim Roriz (1936-2018).

Aliada histórica do Entorno

Celina Leão tem uma ligação umbilical com o Entorno do Distrito Federal, principalmente os nove municípios que circundam a Capital Federal. Desde quando começou sua vida política no governo de Joaquim Roriz, depois deputada e agora vice-governadora, tem dado especial atenção aos prefeitos e lideranças que batem à sua porta no Palácio do Buriti com demandas da região.

Continua após a publicidade

Ibaneis senador

Para tristeza da oposição, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou publicamente nesta quinta-feira (18) que será candidato a senador em 2026. Até então, Ibaneis não havia oficializado sua intenção. E mais: disse que vai se afastar do governo antes para Celina assumir e, “se for desejo dela, candidatar a governadora”. 

Discreto e…

…conciliador, virou marca da gestão do presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz (MDB). Desde quando foi eleito presidente da Mesa Diretora, não houve mais a pecha de que a CLDF é “casa dos horrores”. Wellington é tido como discreto, afeito ao diálogo e que respeita a pluralidade de ideias, seja qual for o espectro ideológico.

Yvelonia bolsonarista

A ex-secretária de Ação Social da Prefeitura de Goiânia e pré-candidata a prefeita de Valparaíso, Maria Yvelonia (SD), rebate adversários que acusam ela de ter traído o bolsonarismo. “Ao contrário dos que me atacam com notícias mentirosas, aviso: sou amiga da senadora Damares Alves e Michelle Bolsonaro. Fui uma das que mais trabalhou em Valparaíso para que o ex-presidente fosse reeleito enquanto os que hoje estão no PL eram oposição ferrenha”, desabafa Yvelonia.

Homenageados
Em reconhecimento aos advogados que atuam em defesa da família, o vereador Willian Veloso (PL), presta homenagem aos profissionais que atuam nesta atividade essencial à sociedade. “A categoria tem como principal missão ajudar a solucionar uma série de questões relacionadas ao âmbito das relações familiares”.