Coluna

Gustavo Gayer pode inovar na política ou só reinventar a roda

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 20 de abril de 2024

Pode parecer estranho aos senhores acadêmicos, formuladores de conceitos e expressões sofisticadas, mas o que predomina na imensa maioria da massa que acompanha a política, ainda é a boa prosa. Esta é a arte que os políticos brasileiros dominam com fluência que, por menor que seja seu alcance de leitura, sabe encantar o cidadão-eleitor. Com a entrada em cena das redes sociais a partir da eleição para presidente de Jair Bolsonaro em 2018, novos personagens no campo da direita passaram a dividir as atenções com o status quo. Dentre essas caras novas na política, emerge o agora deputado federal, Gustavo Gayer (PL). Figura singular que contrasta com os políticos tradicionais: sagaz,  Inteligente, verbaliza com fluência e um defensor canino do ex-presidente Jair Bolsonaro. Por conta dessa fidelidade e por ser um influenciador digital, ganhou seguidores e foi eleito deputado federal sem pisar na lama ou na poeira. Assumiu o papel de ‘cruzado bolsonarista’ virtual, ganhou a atenção da mídia, Bolsonaro e sua entourage. Por conta desse poder conquistado com o líder do Olímpio, impôs a seu modo e semelhança a candidatura a prefeito de Goiânia. Montou a nominata de vereadores à sua semelhança, recusando qualquer político que não estivesse dentro do critério “direita raiz”. Se ele for eleito, passa a ser estudado como um fenômeno político e não só um influenciador digital. E mais: se eleger uma grande bancada de vereadores, pode ser considerado o ‘reinventor’ da roda e se igualar aos sumérios.

Ser ou não ser candidato a prefeito

Até agora, o pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PL, Gustavo Gayer não desmentiu ou emitiu qualquer comentário sobre a especulação de que pode desistir da disputa para ficar na Câmara Federal. Um grupo defende a permanência de Gayer na Câmara Federal por conta de seu protagonismo na defesa da direita, especialmente o bolsonarismo. Gayer liderou o movimento internacional contra a censura imposta pelo STF aos adversários de Lula.

Continua após a publicidade

Prefeito alerta

O multimídia e ativista midiático de Rio Verde, Bruno Marques fz coro com o prefeito de Santo Antônio da Barra, Zé Cândido (MDB) que alerta sobre a falta de área para instalar distrito industrial no município. “Sem indústria, Santo Antônio não desenvolve “, disse Zé Cândido.

Problemão

Bruno Marques acredita que se não houver políticas públicas que promovam a industrialização dos municípios vizinhos de Rio Verde, a cidade mais rica do Sudoeste pode virar algo parecido com o Entorno de Brasília. “A migração de trabalhadores tem sido muito grande e tem gerado problemas sociais para Rio Verde”, alerta Bruno.

Polarização afetiva

Para o escritor e especialista em marketing digital, Darlan Campos, a ‘polarização afetiva’ é quando o sentimento negativo por um político, supera emoções positivas em relação a outro. Além disso, a identificação de cada um com seu grupo ideológico também cresce, formando bolhas onde todos pensam igual. “Essa polarização tem efeito cascata sobre a população, afastando cada vez mais os apoiadores de diferentes campos político-ideológicos”.

Posto de recarga

Um dos entraves na venda de carros elétricos é onde abastecer em viagens longas. Os postos de recarga elétrica ainda são raros em rodovias, mas na cidade, a tendência é que os shopping e lugares de grande movimentação de veículos como estacionamentos, podem ser instalados ponto de recarga de baterias dos carros elétricos.