O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

“Esquerda dividida no DF ajuda na conquista do segundo turno”

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 23 de maio de 2025
BBB 25 2025 05 23T084812.663

Partidos de esquerda que tradicionalmente marchavam com o PT no Distrito Federal, como PSol, PV, Rede e PCdoB, pretendem se unir em um bloco federado sem a participação do PT. Fala-se em aglutinar o PDT, que está meio emburrado com o governo Lula, e o Cidadania, mas estas legendas também conversam com o PT. Neste quadro divisionista, o PSB do DF, que há muito tempo se distanciou dos petistas, principalmente após a vitória de Rodrigo Rollemberg para governador em 2014, tem em Ricardo Cappelli seu candidato a governador.

Uma das principais lideranças do PT, o ex-deputado federal Geraldo Magela, político veterano do partido e um dos primeiros petistas que levantou o debate da eleição no DF em 2026, avalia como positiva várias candidaturas no campo de esquerda. “Eleição em dois turnos, favorecem o lançamento de várias candidaturas no mesmo espectro político e no DF reforça a eleição para governador”, disse à coluna. Magela acredita que, se cada campo tiver vários candidatos, quem chegar no segundo turno, tende a aglutinar as demais forças políticas que atuam no mesmo campo ideológico progressista.

“Então, ter vários candidatos não é problema. A direita pode ter duas ou três candidaturas que se unem no segundo turno. Da mesma forma, se o campo das esquerdas tiver dois ou três candidatos, eles se juntarão no segundo turno”, pontua Magela. Na avaliação do petista, experiente em outras eleições, a polarização é definida no segundo turno quando só tem duas candidaturas. No primeiro turno, é preciso eleger deputados federais e senador, ativo que realmente interessa aos partidos, seja que espectro for.

Lêda e os R$ 80 milhões prometidos

No ano pré-eleitoral, os políticos prometem recursos de baciada para seus municípios base. Para não fugir à regra de promessas e benesses, a deputada federal Lêda Borges (prestes a deixar o PSDB) prometeu a um grupo de vereadores de Valparaíso, que iria destinar R$ 80 milhões em emendas para seu município base. Acontece que, até o momento, o município não viu um centavo desse recurso. Um vereador disse à coluna que “o dinheiro não veio porque essas emendas podem beneficiar o ex-prefeito Pábio Mossoró (MDB), que anuncia disputar vaga de deputado federal”.

Vai cumprir?

Essa mesma fonte, que pediu anonimato, acrescenta que, “a deputada negocia com dois partidos da base caiadista, e enquanto não tiver uma definição, vai ‘segurar’ os recursos”. Diante desse impasse, fica a pergunta: Lêda vai cumprir? O espaço está aberto para manifestação da deputada.

Unidos pelo agro

O ex-prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (União Brasil), tem demonstrado habilidade política ao costurar alianças e apagar incêndios políticos. A obra de engenharia política mais recente de Paulo foi a aproximação do presidente da Faeg, José Mário Schreiner com seu grupo, entre eles, o prefeito Wellington Carrijo e o deputado estadual, Lucas do Vale, os dois do MDB.

Entorno forte

O prefeito de Planaltina de Goiás e presidente da Amab+Ride, Cristiomário Medeiros (PP), visitou o grupo ohoje.com e falou sobre os projetos desenvolvidos pela sua gestão no município, seu papel à frente da Amab e a importância do Entorno para Brasília e Goiás. “Avançamos muito em segurança no governo de Ronaldo Caiado, mas ainda temos grandes demandas de mobilidade e infraestrutura”.

Fim do ‘nem nem’

Cristiomário acrescenta que o Entorno deixou de ser o ‘nem-nem’ e conquistou o sentimento de pertencimento a Goiás, mas culturalmente ligado ao Distrito Federal. Essa mudança e o fato de ser uma região com desafios comuns, nos unem na defesa da região. Esse é o papel da Amab”. (Principais trechos da entrevista de Cristiomário na página…)

Encontros TCMGO

O TCMGO retoma os encontros regionais a partir do dia 5 de junho, primeiro evento da 15ª Edição do Encontro Regional – Políticas Públicas Municipais, na cidade de Alto Paraíso de Goiás. Participam gestores, servidores e representantes dos municípios que integram a Região Nordeste de Goiás.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.