Coluna

Fernando Pellozo faz boa gestão em Canedo mas falta comunicação política

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 14 de dezembro de 2022

A maioria dos prefeitos montam boas equipes para auxiliar na gestão e cumpre as metas prometidas durante a campanha eleitoral. Entre esses vencedores, pode ser incluído o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (PSD). Habilidoso e focado em fazer o melhor para os cidadãos, Pellozo tem driblado a escassez de recursos fazendo mais com menos, no entanto, sua comunicação política, ferramenta essencial na construção de um segundo mandato, ainda carece de ajustes. Canedo está entre os cinco principais municípios da região metropolitana de Goiânia, portanto, é natural que seu prefeito tenha protagonismo político e não só administrativo. A boa governança contemporânea exige do setor público uma boa comunicação institucional, mas também política, afinal, este é o instrumento que elege – e reelege – o representante do povo. Informação institucional sobre obras em andamento, ações de saúde, educação, segurança e equipamentos que melhoram a qualidade de vida das pessoas, são essenciais. Pellozo faz bem o dever de casa, mas precisa se fortalecer politicamente além de Senador Canedo, para tanto, basta melhorar sua comunicação política.

Compensação do ICMS

Nesta terça-feira (13), o Secretário-geral do Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima representou o governador Ronaldo Caiado (UB) na reunião do Fórum de Governadores em Brasília. A estimativa é que os estados e o Distrito Federal perdem R$ 38,3 bilhões em arrecadação com o ICMS em função da lei e querem uma compensação. A Lei Complementar 194/2022, que limitou a arrecadação do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e serviços “tem que ser derrubada”.

Continua após a publicidade

Legado de Lissauer

A garantia do pagamento das emendas impositivas será um dos grandes legados do presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSD). Durante sua gestão, Lissauer garantiu o repasse aos 246 municípios que os 41 deputados representam, sejam eles da base governista ou oposição. 

Recurso concreto

De acordo com Lissauer, “antes as emendas impositivas acabavam se tornando mais um faz de contas, mas hoje elas são uma realidade. Esse é um dos compromissos que firmamos e cumprimos com os nossos deputados e, claro, os principais beneficiados com esse ato são os mais de 7 milhões de goianos”.

Haddad, o herdeiro

Ao escolher seu fiel escudeiro, Fernando Haddad para comandar o destino da economia brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cravou o selo de herdeiro político e potencial candidato à sua vaga em 2026. Como registrou o editorial de O Globo desta terça-feira (13), “desde que a ideologia e arrogância não atrapalhem” Haddad tem chances. Resta saber se Aloizio Mercante ou outro pretendente não atrapalhe.

Podemos 2. zero

Após a fusão do Podemos com o PSC e a confirmação do ex-prefeito de Bela Vista, Eurípides do Carmo como seu presidente em Goiás, o que parecia ser solução de paz ao conflitado Podemos de um passado recente, ainda não aconteceu. Lideranças do interior se queixam que o atual presidente da legenda, Do Carmo está mais interessado em seu cargo no governo do que construir uma estratégia para a disputa eleitoral de 2024. Com a palavra, Eduardo Machado.

Selo diamante 

Davinópolis foi o único município goiano a atingir o nível máximo de transparência divulgado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A cidade é cliente da Megasoft, empresa goiana que é responsável pelo Portal da Transparência da cidade da Região Sudoeste.