O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 11 de janeiro de 2026

Impopular, Senado pode votar medida que aumenta deputados

Raunner Vinicius Soarespor Raunner Vinicius Soares em 25 de junho de 2025
lula9327
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O Senado Federal pode decidir, nesta quarta-feira (25), se aumenta a quantidade de deputados federais na Câmara. A medida é impopular para a maioria dos brasileiros. De acordo com a pesquisa Datafolha, 76% dos brasileiros são contra. Embora a sociedade rejeite, o meio político a considera como o único caminho para solucionar o problema da distribuição da representatividade de parlamentares por Estado.  

Com o início da sessão prevista para as 14h, a pauta é um dos cinco itens que serão deliberados pela Casa Legislativa. Apesar de ter passado sem dificuldades pela Câmara — contando com a revolta de um ou outro deputado —, o tema merecia um maior cuidado por parte dos senadores, tendo em vista que se trata de mais um aumento de gastos públicos.

Leia mais: Em eventual 2º turno, Caiado perderia para Lula, diz pesquisa

Para ser completamente justo, a resposta da Câmara foi motivada por uma orientação do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 2023 recomendou ao Legislativo a revisão da divisão de cadeiras entre os Estados, a fim de refletir de maneira proporcional o número de habitantes de cada unidade federativa. Essa redistribuição não ocorre desde 1994, quando se utilizou como base o Censo de 1985. 

Mesmo assim, como representantes do povo, deveriam ponderar melhor o assunto. No entanto, aparentam estar abertos até demais ao tema. O Senado tem a chance de barrar esse ímpeto, mas as expectativas são baixas. Como trata-se de aumento do tamanho da máquina pública, a medida pode, praticamente, se considerar aprovada. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.