Impopular, Senado pode votar medida que aumenta deputados


O Senado Federal pode decidir, nesta quarta-feira (25), se aumenta a quantidade de deputados federais na Câmara. A medida é impopular para a maioria dos brasileiros. De acordo com a pesquisa Datafolha, 76% dos brasileiros são contra. Embora a sociedade rejeite, o meio político a considera como o único caminho para solucionar o problema da distribuição da representatividade de parlamentares por Estado.
Com o início da sessão prevista para as 14h, a pauta é um dos cinco itens que serão deliberados pela Casa Legislativa. Apesar de ter passado sem dificuldades pela Câmara — contando com a revolta de um ou outro deputado —, o tema merecia um maior cuidado por parte dos senadores, tendo em vista que se trata de mais um aumento de gastos públicos.
Leia mais: Em eventual 2º turno, Caiado perderia para Lula, diz pesquisa
Para ser completamente justo, a resposta da Câmara foi motivada por uma orientação do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 2023 recomendou ao Legislativo a revisão da divisão de cadeiras entre os Estados, a fim de refletir de maneira proporcional o número de habitantes de cada unidade federativa. Essa redistribuição não ocorre desde 1994, quando se utilizou como base o Censo de 1985.
Mesmo assim, como representantes do povo, deveriam ponderar melhor o assunto. No entanto, aparentam estar abertos até demais ao tema. O Senado tem a chance de barrar esse ímpeto, mas as expectativas são baixas. Como trata-se de aumento do tamanho da máquina pública, a medida pode, praticamente, se considerar aprovada. (Especial para O Hoje)