Coluna

Jayme Rincón na lista de investigados na Receita Federal

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 14 de agosto de 2021

O ex-presidente da Agetop, Jayme Rincón, é a oitava autoridade na lista da Receita Federal, a partir de levantamento de inteligência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão federal que monitora movimentações financeiras suspeitas para auxiliar na apuração de casos de sonegação fiscal, corrupção e lavagem de dinheiro. No total, são 173 figurões – senadores, deputados, prefeitos, ministros, governadores – que tiveram procedimentos instaurados contra eles, conforme a revista Veja. Rincón deixou o comando da Agetop (atual Goinfra), em julho de 2018, para coordenar campanha eleitoral de José Eliton – hoje presidente estadual do PSDB – que tentava se reeleger governador. 

Na lista 

Quem também figura no levantamento da Receita Federal é o secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, que pleiteia disputar o Senado por Goiás. 

Continua após a publicidade

Top secret 

Encontro fechado do deputado Lucas Calil (PSD) com o secretário de Governo, Ernesto Roller, marca em definitivo composição do parlamentar com a base aliada na Assembleia Legislativa. Antes, fazia oposição ferrenha ao governo. 

Terceirizando 

Sem apontar para o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente Jair Bolsonaro culpa governadores pela alta da inflação, pelas medidas restritivas para conter a pandemia e evitar mortes, incluído Goiás. 

Balança  

Com a saída do prefeito de Catalão, Adib Elias, do Podemos, o deputado federal e presidente da legenda em Goiás, José Nelto, perde referência de liderança no partido para apresentar à direção nacional. 

Sucata 

Sobre o desfile de blindados, em Brasília, o deputado Henrique Arantes (MDB) indaga, hipoteticamente, se o Brasil poderia repelir a Bolívia, em caso de invasão. Conclui que, dificilmente, não, diante do que o país viu. 

Quem decide 

Como o senador Ciro Nogueira se licenciou da presidência do Progressistas, por ter assumido a chefia da Casa Civil, caberá ao deputado André Fufuca resolver o imbróglio entre o deputado Professor Alcides e Alexandre Baldy (presidente da sigla em Goiás), sobre quem comandará o partido no Estado.  

Deferência  

Coordenador-geral da Corregedoria Nacional do Ministério Público, o procurador Benedito Torres Neto foi homenageado, em Brasília, com a comenda Ordem do Mérito do Conselho Nacional dos Ouvidores do MP.  

Ir e vir 

Desde que cogitou condicionar acesso a bares e shoppings em Aparecida de Goiânia, o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) vem recebendo enxurrada de críticas. 

CURTAS 

– Por decreto, o governo vai entregar a Medalha do Guardião a 206 policiais militares e 33 bombeiros de Goiás, dez oficiais do Tocantins e um capitão da PM da Bahia. 

– Vereador Lucas Kitão (PSL) comemorou aprovação, na CCJ da Câmara de Goiânia, projeto que regulamenta a instalação de torres de antena na capital, com prioridade na periferia da capital.