Coluna

Lula busca agenda positiva mas não tem plano econômico

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 13 de março de 2023

O novo Czar econômico do país, Fernando Haddad (PT) se esforça para, de um lado transferir renda aos despossuído, conforme desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de outro, estimular os donos do capital a investirem mais para gerar empregos e renda. Mas, é ai que mora o impasse: como investir sem saber qual é a regra fiscal?, indagam empresários e investidores. “O governo do presidente Lula ainda não conseguiu mostrar qual é o seu plano para estimular o crescimento econômico. Temos um cenário desafiador com famílias e empresas endividadas, inflação ainda alta e taxas de juros em um patamar que inibe a demanda. Isto afasta investimento e ceifa a possibilidade de acesso ao crédito”, disse à Xadrez o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e do Sindiplast de São Paulo, José Ricardo Roriz Coelho. Ele tem tido conversas com a área econômica de Lula, principalmente com o secretário especial da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernardo Appy. Roriz também teve conversa na quinta-feira (9) com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB) expondo suas ideias para o estímulo à industrialização do país como deseja Lula. Não é de agora que Roriz vem defendendo uma Reforma Tributária. Em dezembro de 2022, em entrevista ao programa Face do Poder do grupo editorial O Hoje, Roriz já alertava que, “reformas estruturantes, principalmente a Tributária”, o país teria dificuldades em crescer e diminuir as desigualdades sociais.

Aumentar competividade

Em suas andanças em Brasília na semana passada, José Carlos Roriz manteve conversa com o vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. Ele pontuou ao ministro a urgência de se aprovar a Reforma Tributária, só assim “vamos aumentar a competitividade brasileira e diminuir o custo Brasil, fazer uma transição energética e promover o desenvolvimento de uma economia verde. Soma-se aos ganhos com a Reforma, o acesso ao crédito com custo competitivo, além de acordos de comércio exterior..

Continua após a publicidade

Caiado em Londres

O governador de Goiás Ronaldo Caiado (UB) foi convidado e confirmou presença no LIDE Brazil Conference em Londres, nos dias 20 e 21 de abril. Ele é o quinto governador confirmado no evento, juntamente com Cláudio Castro(RJ), José Renato Casagrande (ES), Helder Barbalho (PA) e Tarcísio Freitas (SP). Caiado falará sobre as perspectivas de ambiente de negócio e confiança de investidores na economia do Brasil.

Bruno foi bem

No primeiro mês à frente da presidência da Alego, Bruno Peixoto (UB) mostra que realmente estava preparado para liderar o poder legislativo. Mesmo com uma agenda estafante, tem arbitrado as demandas dos deputados com humor e camaradagem, tal como ele havia se comprometido durante a campanha que faria a Alego ser realmente dos deputados.

Cambão convergente

Humildade e diálogo são as armas do líder do governo na Alego, Wilde Cambão (PSD). Ele ouve os deputados, pondera e argumenta sobre a importância dos projetos de interesse da população. Sempre busca apoio do presidente Bruno Peixoto, do experiente Talles Barreto e também dos colegas de oposição.

Semana decisiva

Esta semana será decisiva para a Câmara de Vereadores de Goiânia e o prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Se confirmar o que disse o líder do prefeito, vereador Anselmo Pereira (MDB), que os governistas serão maioria na CEI da Comurg, será um bom cenário para o prefeito, caso contrário, pode sangrá-lo politicamente.

Olha eu aqui

A cada dia aumenta o número de pretendentes a ocupar a a vaga de Rogério Cruz em 2024. A especulação mais recente é que o presidente da OAB Goiás, advogado Rafael Lara entra na lista como um bom nome para prefeito de Goiânia. Soma-se a ele a deputada federal Silvye Alves, Pedro Sales e Bruno Peixoto, todos do União Brasil.