Coluna

Marconi e Caiado negam que tenham conversado

Publicado por: Redação | Postado em: 03 de agosto de 2022

O ex-tucano e prefeito de Iporá, Naçoitan Leite — hoje no União Brasil — jogou gasolina na rivalidade política entre Marconi Perillo (PSDB) e Ronaldo Caiado (União Brasil). Naçoitan disse à Xadrez na segunda-feira (1º) que havia intermediado uma conversa entre o governador e Marconi. Procurado para confirmar a informação, o ex-governador respondeu categórico: “de forma nenhuma”, conforme registro da coluna na edição de ontem (1º). Nesta terça-feira (2), Naçoitan entrou em contato e disse que Ronaldo Caiado também pediu para esclarecer que o diálogo não existiu. Segundo Naçoitan, Caiado pediu para ele restabelecer a verdade e acrescentasse apenas que ele deseja que a campanha política não seja uma guerra, mas apenas confronto de ideias e propostas. Feito o reparo, a coluna pede desculpas ao governador Ronaldo Caiado e Marconi Perillo pelo mal entendido. O prefeito de Iporá justificou o “exagero no intuito de ajudar a aproximação entre dois homens públicos importantes para Goiás e que, em passado não tão distante foram aliados”.

Zacharias Calil desiste

Deu o esperado: o pré-candidato ao Senado, deputado federal Zacharias Calil (União Brasil) jogou a toalha e não mais disputa vaga de senador. Ele comunicou pessoalmente ao governador Ronaldo Caiado sobre a desistência. A realidade jogava contra Calil pois entraria na corrida enfrentando o colega de partido, Delegado Waldir que está em pré-campanha desde a disputa para prefeito, Alexandre Baldy (Progressistas) também com meses à frente e por fim, o presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSD) que tem estrutura e aliados consolidados.

Continua após a publicidade

“República do DF”

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) rompeu definitivamente com a tutela da “República do Distrito Federal”, denominação para o grupo do presidente do Republicanos de Brasília, Wanderley Tavares. Em abril de 2021, Cruz promoveu o expurgo do MDB da prefeitura e promoveu uma reforma administrativa. A partir dessa data, Wanderley passou a dar as cartas nos bastidores dos negócios do município e, aos poucos, assumiu o controle sobre pastas estratégicas. Agora, Rogério percebeu que quem pagava a conta política era ele e promoveu um “limpa gavetas” no Paço. A era Wanderley está com os dias contados.

Polícia de Fronteira

Onde existe tráfico existe violência atesta o pré-candidato ao Senado pelo PL, Wilder Morais. Para combater a entrada de drogas no estado, ele propõe a criação da Polícia de Fronteira. “Como combater o crime protegendo uma área tão extensa”? referindo à extensão fronteiriça de Goiás. “Seria uma alternativa no combate àa entrada de drogas no País tendo Goiás como rota”, justifica.

Cidadão goianiense

Por iniciativa do vereador Mauro Rubem (PT), o professor de Direito Penal, Processo Penal e Prática Jurídica Penal, Manoel Bezerra recebe o título de Cidadão Goianiense na quinta-feira (4) às 10 horas no Plenário da Câmara de Vereadores de Goiânia. Manoel é colaborador do jornal O hoje e assina a coluna Jurídica. Manoel estudou Mestrado na Université de Liège, na Bélgica e Doutorado na Universidad de Burgos, na Espanha. Morou em Borminghan, Inglaterra, onde graduou em inglês e pesquisas sobre criminalidade urbana em Londres, Bruxelas e Paris.

Convenções partidárias
Nesta quinta-feira (5) encerra o prazo para as convenções partidárias que vão homologar os nomes dos candidatos a deputados estaduais e Câmara Federal. Também majoritários para governador, vice e senador.

Arranjos finais
Antônio Reguffe (União Brasil), Izalci Lucas (PSDB) e agora o empresário Paulo Octávio (PSD) que anunciou que será candidato ao Governo do Distrito Federal, terão até o dia 5 para resolverem as encrencas dentro de suas coligações. Todos ainda não definiram o vice e a vaga para o Senado.