Coluna

Meirelles precisa acalmar aliados e abraçar vaga ao Senado

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 22 de fevereiro de 2022

O pré-candidato ao Senado do PSD goiano, Henrique Meirelles, deve aterrizar em Goiânia na quarta-feira (23) e, sem agenda definida ainda pelos dirigentes do partido, permanece no estado até domingo (27). Meirelles corre contra o tempo para convencer aliados de seu partido e o eleitor de um modo geral, que realmente vai disputar o Senado. Sua indefinição em permanecer em São Paulo ou se vem em definitivo para o embate eleitoral, desagrada nomes importantes do seu partido em Goiás.O presidente regional da sigla, o expert em amarras e otimismo, Vilmar Rocha garante que são  meras especulações. Nos bastidores, no entanto, comenta-se que o PSD está rachado e sem uma robusta chapa para deputado estadual e federal. Para piorar o quadro, cresce a preocupação quanto à falta de popularidade de Meirelles. Mesmo com um currículo recheado de sucesso como gestor econômico, com passagens pelos governos Lula, Michel Temer e até agora de João Doria em São Paulo, os apreensivos dizem que “Não há tempo” para construir uma campanha robusta.

Vem cá

Pouco depois de Rogério Cruz declarar apoio a Caiado ontem dois auxiliares do prefeito foram vistos nos corredores da Prefeitura de Aparecida de Goiânia: a secretária de Relações Institucionais, Valéria Pettersen, e o secretário-executivo da Sedec, Tiãozinho Porto. Quem os viu, disse que eles estavam com cara de preocupação.

Continua após a publicidade

Prospecção 

Há outros auxiliares de Cruz que gostariam de apoiar Mendanha, como o presidente da Agetul, Valdery Júnior (ligado à Magda Mofatto), o titular da Sedhs, Zé Antônio, e o secretário extraordinário de Assuntos Comunitários, Felizberto Tavares.

SOS

Sem força política dentro do Republicanos, o prefeito Rogério Cruz sinaliza fortemente em prol da governabilidade ao declarar apoio para o governador Ronaldo Caiado. 

Confiança (1)

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) nomeou em seu gabinete o pastor da Igreja Batista Wanderley José Álvares Filho. 

Confiança (2) 

O pastor estava nomeado, desde abril do ano passado, como assessor na Secretaria Municipal de Governo. 

Na via

Por outro lado, a Igreja Universal, que orientou apoio ao presidente Jair Bolsonaro, liberou os diretórios para apoiar quem for o mais conveniente para o projeto republicano. 

Representatividade 

Presidente do TCM de Goiás, Joaquim de Castro será empossado na presidência da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios. A posse será nesta terça-feira, 22, na sede da entidade, em Brasília. 

Deu ruim

Nilton Queiroz, tesoureiro do PSOL em Goiás, foi afastado do cargo depois que assumiu, por meio da OS Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), a direção do Hospital Municipal de Aparecida (HMAP). 

(A Coluna Xadrez errou, na versão impressa, ao afirmar que Nilton Queiroz assumiria cargo no Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Caio Louzada – HEAPA)

Contradição 

Segundo militantes do PSOL, ao assumir o cargo em uma OS, Nilton se contradiz às pautas defendidas pelo partido, bem como o que chamam de desmonte do SUS e entrega às privatizações. 

Curta

Os filiados ainda reclamam da ascensão do diretor do partido na gestão de Gustavo Mendanha (sem partido), que dizem ser “bolsonarista”.