Terça-feira, 19 de março de 2024

Coluna

O que impede o STF liberar o governador Ibaneis do ‘castigo’?

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 08 de março de 2023

Ao se aproximar dos 60 dias em que foi afastado do Governo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), aumenta a solidariedade e pressão de lideranças políticas para que ele retorne ao cargo. O ‘castigo’ imposto ao governador Ibaneis pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em decisão do ministro Alexandre de Moraes, pode virar um problema político. “É um governador que foi eleito democraticamente, no primeiro turno. E olha que eu sou adversário político do Ibaneis Rocha, mas não dá para aceitar a medida ditatorial que o ministro Alexandre de Moraes impôs para o Distrito Federal”, disse o deputado federal, Alberto Fraga (PL-DF) ao portal de notícias Metrópolis. Além dele, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) também tem feito a defesa pelo o retorno de Ibaneis ao cargo. Até agora ainda não encontraram uma prova robusta que justificasse o afastamento por tanto tempo, avaliam advogados. Para os políticos, a arrogância e vaidade de Ibaneis é o motivo pelo qual o Supremo o mantém na ‘geladeira’. “Ele esnobou os insistentes telefonemas da ministra Rosa Weber no dia 8 de janeiro. Uma atitude incompreensível para muitos homens públicos e isto deve ter mexido com os brios dos ministros”, avalia um deputado que motivos óbvios, pediu anonimato. A expectativa é que, vencidos os 90 dias de geladeira, Ibaneis volte ao cargo, mas dificilmente terá a mesma liderança que o reelegeu no primeiro turno.

Caiado na posse da FPA

Governador Ronaldo Caiado (UB) compareceu na noite desta terça-feira (7), em Brasília, na posse da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O novo presidente, deputado federal, Pedro Lupion (PP-PR), é amigo pessoal do governador, bem como a vice-presidente para a região Centro-Oeste, deputada federal, Marussa Boldrin, de Rio Verde.

Continua após a publicidade

Lixo da discórdia

Ao terceirizar a coleta de lixo retirando a gestão da Comurg, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), quer dar celeridade na prestação de serviço e diminuir os custos operacionais com mais tecnologia e menos processo humano. O problema é o desemprego em ano pré-eleitoral.

Os 300 do agro

Lupion quer ampliar a FPA dos 250 para 300 deputados, embora uma boa parcela deles fique ao lado do governo de plantão. Lupion e Marussa estão preocupados com “a onda de invasões no campo e precisamos garantir o direito à propriedade que está na nossa constituição”, disse Lupion.

Lêda é Caiado

Nunca o conceito do qual o “adversário de ontem pode ser o aliado de hoje” faz tanto sentido como nos dias atuais. A outra e aguerrida deputada Lêda Borges (PSDB), sentiu saudades dos ares palaciano e abraçou os projetos de governo de Ronaldo Caiado (UB).

Pábio não gostou

Quem está “mascando marimbondo” com a adesão de Lêda ao governo de Caiado, é o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB). Não será surpresa se o prefeito investir nos aliados de Lêda que estão “decepcionados com ela” por se aliar ao adversário.