Coluna

País deve chegar em 2026 com menos partidos, porém robustos

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 31 de março de 2023

Antes de 2021, quando houve a reforma eleitoral, cada eleição era um transtorno para se montar alianças e distribuir recursos do Fundo Eeleitoral. Mas, já na eleição de 2022, dentro das novas regras, muitas legendas não alcançaram a cláusulas de barreira e ficaram fora dos recursos do Fundo Eleitoral. Agora correm em busca de fusões para criar partidos fortes eleitoralmente e ter acesso a mais recursos. Caso da fusão do PTB com o Patriotas que deu origem ao “Mais Brasil”, sigla que vai abrigar a deputada federal, Magda Mofatto. Outro que mingou de tamanho em relação ao passado de glórias, é o PSDB de Marconi Perillo que caminha para a fusão com o Cidadania, mas quer mais siglas. O Solidariedade que não elegeu nenhum deputado federal, abocanhou o PRTB tornando-se robusto a nível de Goiás, mas precisa fazer bonito para eleger deputados federais para ter acesso à bolada do Fundo Eleitoral, assim como o Podemos que incorporou o PSC. Especialistas acreditam que na eleição de 2026, haverá, no máximo 10 partidos. A nível nacional as tratativas são mais fáceis, mas quando desce aos estados, ai aparecem as rusgas, no entanto, esta é a tendência.

CEI desmoralizada?

Os aliados de Rogério Cruz foram rápidos no contraponto aos dois pedidos de impeachment protocolados na quarta-feira (29), na Câmara de Vereadores. Conforme noticiado pelo portal de notícias do Jornal Opção, os autores dos pedidos não são isentos e desqualifica os argumentos dirigidos à CEI da Comurg.

Continua após a publicidade

Vai para a galera

Um dos autores tem prontuário policial desabonador e o outro, assinado por dois advogados, são prestadores de serviços advocatícios ao presidente da CEI da Comurg, vereador Ronilson Reis. Rogério Cruz se sai bem no primeiro round e encostou os adversários nas cordas do ringue.

Voto de silêncio

Tem algo de estranho nas dependência do Paço. O rádio corredor diz nos cantos, que auxiliares diretos e secretários próximos ao prefeito, estão proibidos de conversar com ex-auxiliares que foram substituídos recentemente e vereador que não faz parte dos caninamente fiéis. Estranho. Este não é o estilo do afável Rogério Cruz.

MP Mulheres
A Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) realiza, nesta sexta-feira (31), o Webinar “A participação da Mulher no sistema de justiça e nos espaços de poder”. O evento será transmitido pelo YouTube da AGMP e tem como proposta no encerramento do Mês da Mulher, debater sobre as conquistas, desafios e a participação das mulheres no sistema de Justiça e na vida política.

Sebrae vermelho

O diretor-presidente do Sebrae nacional, Carlos Melles não resistiu à pressão do PT e renunciou ao cargo. O novo mandatário do Sebrae deve ser o amigo de Lula e ligado ao setor de serviços, Décio Lima. Com um orçamento próximo de R$ 6 bilhões e salários muito acima da média, o PT não iria deixar essa grana nas mãos de adversários. As unidades nos Estados, caso de Goiás, deve sofrer mudanças pontuais. A conferir.