Coluna

“Parte da projeção política de Rio Verde se deve a Lissauer”

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 23 de outubro de 2023

Prestes a completar um ano em que deixou a presidência da Alego, Lissauer Vieira (PL) segue sendo a maior referência de liderança política de Rio Verde no Estado. Antes de Lissauer, dos muitos representantes políticos eleitos pelo município, os que mais se destacaram foram Paulo Campos, Eurico Veloso do Carmo, Paulo Roberto Cunha, Nelci Spadoni e Osório Leão. Somam-se a eles bons gestores que souberam capitalizar a força do agronegócio, mas, a partir da eleição de Lissauer Vieira (PL) para deputado estadual, o nome do município, aliado ao boom do agronegócio, ampliou a projeção política. Para aliado do ex-deputado, “parte da projeção política que Rio Verde ganhou nos últimos anos se deve à atuação dele à frente da Alego, tanto que, nos eventos oficiais ou não, Lissauer ressaltava a importância do município no contexto nacional”. Este capital político animou Lissauer a voltar às urnas na eleição para prefeito. Vai enfrentar, entre os candidatos, o médico Wellington Carrijo (MDB), pupilo de Paulo do Vale (UB). Será um embate duro. Afinal, o prefeito tem uma gestão bem avaliada, mas transferir voto a Garrijo é outra história. Nunca é demais lembrar que Rio Verde é o coração da direita em Goiás, e Lissauer está no PL, legenda que tem um grande capital político no município. Por enquanto, de acordo com o presidente do PL em Goiás, senador Wilder Morais, pesquisas apontam uma ligeira vantagem a Lissauer. “Nosso objetivo é construir um arco de alianças robusto por Rio Verde onde todas as lideranças são bem-vindas”, pontua Lissauer.

Tributária já tem 300 emendas

A percepção no Congresso é que a Reforma Tributária vai ter muito debate para ser aprovada. Nos corredores do Senado, o zum-zum-zum é que já tem mais de 300 emendas para o relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), analisar e apresentar o relatório nesta terça-feira (24). Braga mantém o cronograma para votação nos dias 7, 8 ou 9 de novembro. 

Continua após a publicidade

Perda de autonomia

O presidente da AGM e prefeito de Goianira, Carlão da Fox, disse à Xadrez que a expectativa da maioria dos prefeitos, principalmente de municípios médios e pequenos, é para que haja mais tempo para entender melhor a reforma. “Os prefeitos não são contra a reforma, pedem mais tempo para ser debatida e melhor assimilada. Existe o receio de perder a autonomia de arrecadação e, por isso, o entendimento no encontro em Brasília foi nesse sentido”, diz Carlão.

“No Entorno Tem”

A primeira feira de produtos e arte, “No Entorno Tem”, encerrada neste domingo (22), superou as expectativas dos organizadores. Os dois dias de funcionamento ficaram lotados, com a participação de pessoas do Entorno e de Brasília. Na abertura da feira, o governador Ronaldo Caiado (UB) enalteceu as potencialidades da região. “Estamos aqui para mostrar que essa região tem a sua própria identidade, suas belezas naturais e um potencial enorme em cada cidade, seja no turismo, gastronomia, artesanato e outras áreas.”

Pellozo obreiro

Ao longo deste ano, o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (UB), já entregou à população várias obras que estavam paralisadas de gestões anteriores. Três escolas foram concluídas e, na próxima sexta-feira (27), a cidade ganha o novo Paço Municipal, iniciado pelo então prefeito Vanderlan Cardoso e que estava parado há 13 anos.

Miller no comando

Na sexta-feira (20), houve a troca de comando no 19º Batalhão de Polícia Militar de Goiás, em Novo Gama. Saiu o tenente-coronel Márcio Soares de Carvalho e, em seu lugar, assumiu o major William Lyra Miller da Silva. “Novo Gama é um município privilegiado em contar com um comandante da PM operacional e, ao mesmo, tempo integrado à região do Entorno”, registra o prefeito Carlinhos do Mangão. (Especial para O Hoje)