Coluna

Pedro Sales à frente do programa habitacional Goiás Social

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 16 de dezembro de 2021

Cogitado para disputar cadeira na Câmara dos Deputados, o presidente da Goinfra, Pedro Sales, como interino da Agência Goiana de Habitação (Agehab), está à frente da execução das ações suplementares de habitação dentro do projeto denominado Goiás Social, já teve início em 2020. O órgão é coordenador e executor dos recursos financeiros aprovados pelo Conselho Diretor previsto na lei que criou o Protege Goiás. O trabalho, que estabelece regras e critérios para reforma e construção de unidades habitacionais, inclui o programa Ter Onde Morar, lançado recentemente pelo governador Ronaldo Caiado. A proposta tramita na Assembleia Legislativa. 

Brigões  

Foi preciso o presidente da Alego, Lissauer Vieira, passar pito nos deputados Major Araújo (PSL) e Amauri Ribeiro (Patriota), para que eles parassem com insultos mútuos, que por pouco não terminou em briga em plenário. Inclusive ameaçou leva-los ao Conselho de Ético, pro desrespeito ao regimento. 

Continua após a publicidade

Contra mudança 

O PDT da deputada federal Flávia Morais entrou com ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra medida provisória do presidente Jair Bolsonaro, por alteração nas regras do ProUni, alegando que prejudica o caráter inclusivo do programa. 

Perde de força  

A perda de musculatura política do PSDB só aumenta com saída do ex-governador Geraldo Alckmin, e que em Goiás já não conta mais com os deputados Célio Silveira, Francisco Oliveira e Talles Barreto. 

Recursos  

Mesmo em meio à pandemia, o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, assegurou, em audiência na Câmara Municipal, que a prefeitura investiu 15% a mais do que prevê a lei, de janeiro a agosto de 2021.  

Emendas  

Sem revelar números, o relator da Lei Orçamentária, Wagner Neto (Pros), entregou ontem seu parecer, mas informando que acatou todas as emendas impositivas e mais 147 individuais. Cada deputado terá direito a indicar até R$ 9,4 milhões para contemplar os municípios que representam na Alego. 

Pré-acordo

O acordo com o PL, a equipe do presidente Jair Bolsonaro está a mapear apoio a pré-candidatura ao governo em 19 estados, e Goiás é um deles. E ainda Tocantins, Piauí, Minas Gerais, entre outros. 

Feriadão  

O governo do Estado já definiu que vai decretar ponto facultativo nos dias 24 (Natal) e 31 (Ano Novo) de dezembro, que caem numa sexta-feira, o que vai permitir esticar o feriado nessas datas. 

Fantasma  

Quem tirou sarro do senador Jorge Kajuru (Podemos) foi o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL), ao saber que ele pediu a convocação do piloto da aeronave da tragédia com o time da Chapecoense, que morreu no acidente. 

CURTAS 

– Deputada Adriana Accorsi (PT) atribui retirada de projeto que parcelava o 13 º do funcionalismo à articulação da oposição. 

– O Coíndice definirá hoje o índice definitivo da partilha de 25% do ICMS em 2022 aos municípios sobre a arrecadação do Estado. Ainda há questionamentos sobre a divisão. Três deputados e três prefeitos integram o conselho, além de outros representantes.