Coluna

PL nacional define ministro de Bolsonaro ao Senado por Goiás

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 11 de novembro de 2021

A menos de um ano das eleições, a disputa pela vaga de senador por Goiás fica ainda mais acirrada, depois que o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto, anunciou o nome do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, como candidato em 2022. A indicação de Freitas faz parte do acordo para a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao partido para disputar a reeleição. Na última vez que veio a Goiás, em setembro, o ministro revelou que tinha mesmo a intenção de brigar por uma cadeira no Senado por Goiás. Ele deve se filiar ao PL, em evento previsto para acontecer em Goiânia, com a presença de Costa Neto, com domicílio eleitoral no Estado, segundo uma fonte do partido. 

Antecipação  

Já vislumbrando a possibilidade de Freitas se candidatar a senador por Goiás, o deputado Wilde Cambão (PSD) apresentou projeto para conceder cidadania goiana ao ministro, subscrito pelo bolsonarista Paulo Trabalho (PSL). 

Continua após a publicidade

Escalado 

Impossibilitado de ir a Pires do Rio para celebrar o aniversário da cidade, o vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania) escalou o seu chefe de gabinete Luiz Sampaio para representá-lo. Sampaio, que é presidente do partido em Goiânia, deixou a Agehab após pressão de deputados. 

Tá fora 

Engajado na campanha para eleger Jair Bolsonaro, em 2018, o deputado Major Araújo encaminhou pedido ao TRE de desfiliação do PSL, em função da fusão com o Democratas. Mas vai caminhar com o presidente por outro partido. 

Operação  

Suplente de deputado estadual, Daniel Rodrigues deixa a Secretaria Executiva de Apoio Institucional de Aparecida de Goiânia. Com isso, Gustavo Mendanha perde um apoio, pois Rodrigues deve compor com o presidente do MDB, Daniel Vilela. 

Na área 

E quem tem agenda hoje em Aparecida é o governador Ronaldo Caiado, para lançar projeto de revitalização de salas especiais de atendimento a alunos com deficiência motora e intelectual. 

Medalha  

Por iniciativa do vereador Anderson Bokão (DEM), a Câmara de Goiânia vai instituir a Medalha Iris Rezende, a ser conferida a quem se destacar em ações em prol da cidade, em qualquer área. Ao todo, serão 35 por ano, sempre no dia 9 de novembro. 

Recuo  

Agora tendo o ex-juiz Sérgio Moro como pré-candidato a presidente pelo Podemos, o presidente do partido em Goiás, deputado federal José Nelto, votou contra a PEC dos Precatórios, ao contrário do que tinha feito no primeiro turno. 

Sem efeito 

Ex-aliada do prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), a deputada tucana Lêda Borges destinou R$ 200 mil para a área da saúde do município, por meio de emenda ao orçamento do Estado. Só que Mossoró não repercutiu o feito. 

CURTAS 

– A orientação é do PT nacional, sinalizada pela presidente Gleisi Hoffmann. O partido deve procurar se aproximar de dois redutos de Bolsonaro: o segmento evangélico e caminhoneiros. Em todos os Estados.