Coluna

Policarpo parte para o ataque às investidas políticas de Rogério Cruz

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 02 de março de 2023

Normalmente discreto e avesso a discursos estridentes, o presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, Romário Policarpo – por enquanto no Patriotas – rompeu o estilo “só observando” e subiu o tom contra a gestão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). A leitura política é que as mudanças na equipe do prefeito e a entrada de novos partidos como aliados, diminui consideravelmente o protagonismo de Policarpo. Óbvio que o maior ativo dele é ter o maior número de indicados pelos vereadores na administração do Paço. Ao abrir espaço para outras siglas, o prefeito sai das cordas do ringue da Câmara e volta ao centro das decisões. Policarpo e os vereadores sabem que vão ceder os anéis para não perder os dedos, ou seja, a maioria dos cargos de confiança. Partidos como o PP de Alexandre Baldy e o PDT de Flávia Morais dão peso à gestão de Rogério e certamente vão abrigar os seus na administração. Nenhum partido se alia a outro se não tiver custo-benefício, portanto, terão cargos à disposição. Resta saber como Policarpo e sua turma vai encarar essas perdas. Pelo tom de seu discurso na sessão de ontem na Câmara, ficou evidente que ele está pintado para a guerra e não vai deixar barato. Por sua vez, o prefeito ganha às ruas e mostra que está no páreo da corrida eleitoral de 2024 e que tem trunfos para oferecer à população. Um deles, que provocou desgastes à sua imagem pública, a obra do BRT que se arrasta há mais de dois anos, deve ser entregue em 30 de junho.

Radares sob suspeitas

No discurso que Romário Policarpo fez nesta quarta-feira (1°/3) na Tribuna da Câmara, deixa no ar a suspeita que o edital de licitação para contratar novos radares em Goiânia ao custo de R$ 300 milhões, serão questionados política e judicialmente. Policarpo disse que endereçou requerimento para que o Paço forneça cópias do processo licitatório para a compra dos radares. De acordo com o presidente da Câmara, o edital é uma cópia literal do que foi publicado em Rondonópolis, no Mato Grosso que suspenso pela Justiça.

Continua após a publicidade

Prefeitura responde

Sem polemizar com a Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Goiânia respondeu sobre a fala de Policarpo em nota curta e assertiva. “O certame [edital] atende a todos os ditames legais e, naturalmente, será levado ao conhecimento daqueles que necessitarem de informações adicionais”. Corte rápido de faca afiada.

Baldy, o circerone

Já algum tempo que o presidente do Progressistas em Goiás, Alexandre Baldy tem ajudado os prefeitos da região do Entorno de Brasília, notadamente, o de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL). Baldy conhece como poucos os caminhos das pedras nos ministérios, principalmente no das Cidades onde foi ministro.

Ajuda aos prefeitos

Na segunda-feira (27), Baldy, Mangão, o prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Corrêa (PP), o vice, Lulinha e engenheiros representantes da Caixa saíram do Ministério das Cidades às 23 horas. Eles levaram ao ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, pedido para a conclusão de obras que estão pendentes por questões burocráticas.

“Pede para sair”

Deputada federal e presidente do PSDB de Valparaíso, Lêda Borges não gostou que o vereador de deu partido, Wallison Lacerda acompanhe a bancada de apoio ao prefeito Pábio Mossoró (MDB). De acordo com Wallison, a deputada “ficou uma fera por ser amigo e ter votado favorável em projetos do Pábio na Câmara e pediu para eu deixar o partido. Não vou fazer isso. Se ela é contra os interesses da população que me expulse”.