O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Poucos pré-candidatos subiram ao pódio das convenções partidárias

Na reta final de seleção dos atletas políticos que vão disputar vaga para prefeito e vereador em 6 de outubro, poucos tiveram fôlego para formar alianças e conquistar o pódio das convenções.

candidatos

Na reta final de seleção dos atletas políticos que vão disputar vaga para prefeito e vereador em 6 de outubro, poucos tiveram fôlego para formar alianças e conquistar o pódio das convenções. Em cidades importantes do Entorno de Brasília, como Formosa, Planaltina de Goiás e Luziânia, havia muitos pré-candidatos, mas, no final, afunilou em duas ou três chapas competitivas. No caso de Luziânia, o prefeito Diego Sorgatto (União) praticamente virou candidato único. Os demais concorrentes mal conseguiram formar chapa de vereadores.

Em Formosa, dos oito pré-candidatos iniciais, só três têm chances: Delegada Fernanda (PP), Décio do Ideal (Avante) e Simone Ribeiro (PL). Em Águas Lindas, o ano eleitoral começa com vários pré-candidatos e, no final, ficam duas ou três no máximo. Nesta eleição de 2024, não foi diferente. Embora em menor número de pretendentes em relação a outras eleições, agora está resumida ao prefeito Lucas Antonietti (União), que busca a reeleição, e à da federação PSDB-Cidadania, Sargento Ribeiro.

Aleandra, a vice de Lucas Antonietti

A escolha da ex-primeira dama de Águas Lindas, Aleandra Sousa (REP), chamada carinhosamente pelos amigos de “Michelle Obama do Hildo do Candango”, será a vice de Lucas Antonietti (União) na busca pela reeleição. Aleandra foi secretária de Assistência Social de Águas Lindas nas duas gestões de Hildo do Candango e construiu uma reputação política de seriedade na busca da inclusão social.

Disputa acirrada em Formosa

No início, eram oito pré-candidaturas, mas, no andar do carro, os pré-candidatos foram caindo e agora Formosa tem duas pré-candidaturas competitivas: Delegada Fernanda (PP), que manteve a liderança nas pesquisas, e ‘colado’ nela, o empresário Décio do Ideal (Avante). A outra é a vereadora Simone Ribeiro (PL), apoiada pelo ex-prefeito Itamar Barreto e o deputado estadual Wilde Cambão, ambos do PSD.

Brasil Junior desiste

A pré-candidata a prefeita de Formosa, Delegada Fernanda (PP), conseguiu na reta final das convenções aglutinar oito partidos como aliados: o PP, Podemos, Republicanos, União Brasil, Solidariedade, PMB, PDT e PRTB. Seu maior reforço foi do empresário Brasil Júnior (REP), que desistiu da candidatura.

Marcos Vinicius foi…

…abençoado neste domingo (4) na convenção do MDB e partidos aliados pelo governador Ronaldo Caiado e seu vice, Daniel Vilela, como pré-candidato a prefeito de Valparaíso. Marcos Vinicius (MDB) terá na vice Waguinho do Céu Azul (União). “Foi uma convenção memorável que vai ficar na história de Valparaíso como a consolidação de um grupo unido”, comemora o prefeito Pábio Mossoró. A base caiadista em Valparaíso conta com 10 partidos: MDB, União Brasil, PDT, PSD, PRTB, PP, DC, Avante, Podemos e Agir.

Wilde Cambão maratonista

A maioria das lideranças políticas se desdobra para comparecer às convenções de seus aliados, mas o deputado estadual Wilde Cambão (PSD) se multiplicou. Desde sexta-feira, ele divide suas bases e, neste domingo (4), iniciou em Luziânia, Valparaíso, Santo Antônio e Formosa. Haja fôlego!

‘Zebra’ em Cidade Ocidental

O que era para ser uma festa entre os apoiadores dos pré-candidatos a prefeito de Cidade Ocidental pelo MDB, Alex Batista, e União Brasil, Antônio Lima, terminou em cada um para seu lado. O acordo era para que quem tivesse melhor desempenho fosse o vice, mas Alex acabou se unindo ao PT e Antônio Lima pulou fora.

Danilo Cleic e Didi Coutinho

A dupla Danilo Cleic (PL) encabeça a chapa para prefeito de Iporá e Adriano Coutinho, mais conhecido como Didi Coutinho (União), será o vice. Eles serão confirmados pelos convencionais das duas legendas nesta segunda-feira (5). A chapa PL e União Brasil conta com um exército de quase 50 pré-candidatos a vereador.

Bruno Peixoto, o “ingrato”

Aliados do prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (União), mascam abelha com o presidente da Alego, Bruno Peixoto (União). De acordo com eles, Bruno é um ingrato que se aliou à adversária, a vice-prefeita e pré-candidata Maysa Cunha (Avante). “Ela, em poucos meses à frente da prefeitura, coleciona vários processos no TCM”, conta a fonte.

Convenção de Lissauer e Lucivaldo

Com as presenças do senador e presidente do PL em Goiás, deputado estadual Delegado Eduardo Prado e ex-deputado federal Vitor Hugo, todos do PL, prestaram apoio nesta segunda-feira (5) ao pré-candidato a prefeito de Rio Verde, Lissauer Vieira, e seu vice, Lucivaldo Medeiros (PSD). Eles contam com a aliança de cinco partidos: PSD, Podemos, Solidariedade (SD), Democracia Cristã (DC) e PRTB.

Chapa forte do PP de Goiânia

Os Progressistas realizaram sua convenção neste domingo (4) em Goiânia, liderada pelos presidentes estadual, Alexandre Baldy, e municipal, Dr. Paulo Daher. Durante o evento, foi formalizada uma chapa com 38 candidatos à vereança, incluindo 12 mulheres e 26 homens. A convenção também contou com a presença de Sandro Mabel, pré-candidato à prefeitura de Goiânia.

Veja também