Coluna

PP, UB e Republicanos querem federalizar e ter 200 deputados

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 23 de dezembro de 2023

Desde a reforma política aprovada em 2021 que os partidos se unem em federações para não morrerem de inanição por falta de votos. Desde a eleição de 2022 que siglas como PT, PSDB e PSB estão federadas com outras legendas menores. O exemplo mais emblemático foi o PT do Distrito Federal, que cederá cabeça de chapa para governador ao nanico e anêmico PV. Essa tendência tende a se repetir em cada eleição e não são descartadas fusões, a exemplo do antigo DEM com o PSL, que deu origem ao União Brasil. No entanto, os caciques de três grandes partidos, PP (Ciro Nogueira-PI), União Brasil (Luciano Bivar-PE/Antônio Rueda) e Republicanos (Marcos Pereira-SP), intensificam conversas para se unirem em uma federação ainda na eleição de 2024. Se concretizada, deve chegar a quase 200 deputados aglutinados no bloco federado. Em que pese o esforço dos líderes dessas legendas, ainda não deram nenhum passo concreto. É que, no meio das conversas, surge o fator presidência da Câmara: quem será o sucessor de Arthur Lira. As três legendas têm nomes trabalhando nos bastidores, como o vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira, do Republicanos, assim como os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Elmar Nascimento (UB-BA). Nos bastidores, deputados acreditam que dificilmente os três partidos se unem numa federação antes da disputa para prefeitos e vereadores. Assim que as urnas derem o resultado de 2024, voltam a discutir um nome. Se não tiver acordo, a federação pode ficar só na lista de boas intenções.

Tarcísio e Caiado serão beneficiados

Caso a federação entre os partidos PP, UB e Republicanos seja concretizada, os dois possíveis pré-candidatos a presidente da República em 2026, governadores Tarcísio de Freitas (SP) e Ronaldo Caiado, vão estar “em casa”. Caiado é do União Brasil e Tarcísio do Republicanos, embora com DNA bolsonarista.

Continua após a publicidade

Tarcísio 2

O futuro do governador de São Paulo ainda é incerto. Pesquisas mostram que os paulistas querem que ele dispute a reeleição e não a Presidência da República. Nesse caso, as chances de Caiado ser o candidato das legendas federadas aumentam consideravelmente.

Fator PL

Dentre os partidos que compõem o campo da direita e centro-direita, o PL é o mais orgânico e polariza diretamente com o PT e associados. No entanto, ainda não tem uma definição de quem vai indicar para concorrer à Presidência da República em 2026.

Wilder e os livros

Desde o seu primeiro mandato, encerrado em 2019, e agora, o senador Wilder Morais (PL) dedica a maior parte de seus recursos para a educação e infraestrutura. Até agora, ele já distribuiu mais de 1,2 milhão de livros para estudantes desde o seu primeiro mandato.

VLT Valparaíso

Proposta de autoria do senador Wilder Morais (PL), em parceria com a bancada de Goiás, para implantar o VLT partindo da Estação Rodoferroviária do DF até Valparaíso foi aprovada na Comissão Mista de Orçamento (CMO). “A emenda, apresentada pela bancada, é um passo seguro em direção à melhoria da mobilidade na região”, disse Wilder.

Cambão elogiado

Os deputados do PT na Alego, Bia de Lima e Mauro Rubem, elogiaram a atuação do líder do governo na Casa, Wilder Cambão (PSD), pela sua habilidade e diplomacia em dialogar com os colegas na defesa das matérias de interesse do governo Ronaldo Caiado. (Especial para O Hoje)