Coluna

Prefeitos do Entorno com chances de reeleição ou eleger sucessor

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 14 de fevereiro de 2023

Muitos prefeitos que estão no segundo mandato, portanto sem direito à reeleição, correm para viabilizar um sucessor com chances de vitória. Outros, ainda no primeiro mandato, se esforçam para merecer mais quatro anos à frente de seus respectivos municípios. Embora 2024 pareça muito distante, na política, é logo ali virando a esquina. Assim, nomes que vão disputar a vaga do atual mandatário do município, começam a serem discutidos pela população e agentes políticos. Em Cristalina, rico produtor de grãos e indústrias de atomatados, o atual prefeito, Daniel [do Sindicato] Vaz (MDB) caminha para eleger seu fiel escudeiro e ex-presidente da Câmara de Vereadores, Jean Eustáquio (MDB). O único que pode atrapalhar os planos de Daniel, é seu vice, médico Luís Otavio (Cidadania). O problema maior do Dr. Otavio, como é conhecido na cidade, é não ter construído um grupo com força para enfrentar a máquina. O mesmo ocorre em Luziânia, onde o prefeito Diego Sorgatto (UB), embora com desgastes na gestão, não tem um nome de oposição forte para enfrentá-lo. Especula-se que o ex-prefeito Cristóvão Tormin (Patriotas) articula sua candidatura a prefeito.

Base de Pábio Mossoró

Ao contrário do prefeito de Cristalina, Daniel do Sindicato (UB), o de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB) terá que suar muito a camisa para eleger seu sucessor. Na sua base, os nomes mais citados são os da professora e secretária de Educação do município, Rudilene Nobre, secretário de Obras, Marcos Vinícius (Avante), vereador Plácido Cunha (Avante) e a deputada estadual, Zeli Fritsche (PRTB). Existem outros postulantes, mas sem lastro suficiente de votos para impor uma candidatura. A oposição liderada pela deputada federal, Lêda Borges (PSDB) deve apoiar um candidato. Além disso, o PT local trabalha dois nomes: o da ex-prefeita Lucimar Nascimento e do ex-vereador, Professor Silvano.

Continua após a publicidade

Márcio e Gomide

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP) terá muito trabalho para eleger seu sucessor já que ele não pode mais se candidatar em 2024. Dois nomes fortes estão na corrida pela Prefeitura de Anápolis: o empresário e suplente de deputado federal, Márcio Corrêa (MDB) e o deputado estadual e ex-prefeito Antônio Gomide (PT).

Fim do ISS?

Prefeitos de todo o País estão preocupados com as declarações publicadas na mídia sobre a Reforma Tributária. A mais recente foi do secretário especial do Ministério da Fazenda, Bernard Appy que a ideia é acabar com os muitos impostos e deixar apenas dois. Os mais de 400 maiores municípios brasileiros que fazem parte da Frente Nacional das Prefeituras (FNP) dizem que vão resistir, entre elas a Capital Goiânia. O ISS é uma das principais fontes de receitas dos municípios.

Goiás Turismo

Embora a notícia não seja nova, vale relembrar a pesquisa do IBGE que aponta que o setor de turismo em Goiás, aumentou 33,1% no acumulado do ano. Em dezembro de 2022, o crescimento no setor de turismo no estado foi de 6,2%, superando a média nacional de 3,2%.

Cercadinho do Lula

De acordo com o economista e ex-ministro da economia, Pedro Malan em artigo no jornal O Estado de S. Paulo deste domingo (12/2), “O espetáculo [de Lula no combate à independência do Banco Central e a queda de juros] pode ter entusiasmado o cercadinho petista, mas o público mais crítico tem reagido com poucos aplausos e algumas vaias”.