Coluna

Rogério Cruz foca na área social no contraponto aos vereadores

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 25 de fevereiro de 2023

Depois de meses em queda de braços com a Câmara de Vereadores, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) percebeu que não tem como permanecer em constante fricção com o legislativo. Assim que o diagnóstico sobre os cargos indicados por vereadores for concluído, possivelmente na próxima semana, o prefeito saberá o tamanho que será sua base no legislativo municipal. Paralelamente, promove mudanças na equipe e a mais recente foi anunciada na quinta-feira (23). A ex-Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério das Cidades, Maria Yvelonia (Republicanos), moradora de Valparaíso e funcionária de carreira do Governo do Distrito Federal, Maria Yvelonia assume a Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano (Sedhs). A nova titular é graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Ela terá como missão, estabelecer uma conexão mais próxima com a população que mais necessita do poder público. Ao lado do prefeito Rogério Cruz e da primeira-dama do município, Thelma Cruz serão a linha de frente das demandas sociais da população vulnerável.

Desafios à espera de Yvelonia

Contida, mas firme em suas propostas, Maria Yvelonia conversou com a Zadrez sobre os desafios políticos e sociais. “Primeiro quero agradecer ao prefeito Rogério pelo convite e a confiança no meu trabalho. Tenho conversado com os funcionários da Sedhs para me inteirar das demandas mais urgentes. Eles são o elo mais importante para o êxito da gestão do prefeito e a linha de frente na prospecção das reivindicações da população”.

Continua após a publicidade

Olhar especial

Yvelonia assegura que o prefeito tem demonstrado o quanto ele acredita na transformação das pessoas por meio de ações sociais. “Ele tem um olhar especial para as pessoas mais com vulnerabilidade social e eu, pela minha experiência no Ministério das Cidades, vou contribuir para que a gestão seja compartilhada entre os funcionários, a primeira-dama Thelma e o prefeito Rogério. Esta é a nossa meta”, conclui.

Moradia social

Ao lado do vice-governador Daniel Vilela (MDB) e do secretário da Seinfra, Pedro Sales) o governador Ronaldo Caiado anunciou investimentos de R$ 155 milhões para a construção de 1.369 unidades habitacionais para moradores de baixa renda. As unidades residenciais serão construídas dentro do Programa “Pra ter onde morar”. Serão contempladas famílias que ganham até um salário

Chutou o ‘Centrão’

A repercussão da fala do presidente Lula no aniversário de 43 anos do PT, no disse que o ‘Centrão’ é “uma cooperativa de deputados”, deixou a ala parlamentar do partido preocupada. Os petistas avaliam que a governabilidade da gestão Lula depende do humor do líder do ‘Centrão’ e presidente da Câmara, Arthur Lita (PP). “É bom não mexer com quem está quieto, principalmente Lira”, disse um deputado federal de Brasília.

Caiapônia positiva

Se a eleição de 2024 fosse agora, o prefeito de Caiapônia, Argemiro Rodrigues (União Brasil) seria favorito, não importa os adversários. Esta é a avaliação da maioria da população caiaponiense sobre a gestão de Argemiro. Além do rigor nas contas públicas, tem prospectado recursos por meio de convênios e emendas parlamentares.