Coluna

Vanderlan elogia fala de Arthur Lira sobre atos de 7 de setembro

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 09 de setembro de 2021

O pronunciamento do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, visto como complacente aos atos de Jair Bolsonaro de 7 de setembro, recebeu elogios do senador Vanderlan Cardoso (PSD), aliado do Palácio do Planalto. Disse que Lira foi muito feliz em sua fala, ideal para o momento por acalmar ânimos. “Precisamos de serenidade para tratar dos problemas que afligem o país”, pontuou, citando a retomada econômica. Cardoso não fez menção ao pronunciamento do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, que, em recado direto a Bolsonaro, sustentou que ninguém fechará o STF e que a Corte não aceitará desobediências às decisões dos ministros. 

Interdição  

Presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores, Wallace Landim, revelou que “o pessoal do agronegócio” está por traz do bloqueio de rodovias, por caminhoneiros, inclusive rodovias goianas.  

Continua após a publicidade

Em xeque 

O deputado Cairo Salim (Pros) chamou de covardes parlamentares goianos no Congresso Nacional que não se posicionaram sobre os atos de Jair Bolsonaro no 7 de setembro. Ele é alinhado ao presidente. 

Imprudência  

Dirigindo um cavalo mecânico de uma carreta, rumo aos atos de 7 de setembro, em Brasília, a deputada federal Magda Mofatto (PL) diz defender Jair Bolsonaro. Mas tem um detalhe: no vídeo, nem ela nem outra mulher do assento do carona usam cinto de segurança. 

Efeito RRF 

Com o argumento de que Goiás teria que pedir autorização do Ministério da Economia para aumentar do valor gasto com o prêmio de incentivo aos servidores da Saúde, o líder do Governo, Bruno Peixoto (MDB), rogou para que nenhum deputado pedisse vista do projeto na CCJ da Alego. 

Divergência  

Nota conjunta do Democratas e do PSL, repudiando discurso de Jair Bolsonaro no 7 de setembro destoou na Assembleia Legislativa, colocando em lados opostos quem apoio o governador Ronaldo Caiado e o presidente. 

Derrubada  

Sancionada em 2018, pelo então governador José Eliton (PSDB), a lei que incluiu pagamento de pessoal inativo nas despesas do ensino em Goiás foi invalidada, por unanimidade, pelo Supremo Tribunal Federal. Houve invasão de competência da União, alegaram os ministros. 

Direito à crença 

Por classificar intolerância religiosa como inaceitável, o prefeito Rogério Cruz sancionou lei que cria dia de combate a esse tipo de ato. 

Tornozeleira  

Com votos contrários da oposição, a base aliada aprovou projeto do governo que institui cobrança por uso de tornozeleira eletrônica pelo preso ou apenado no sistema prisional do Estado de Goiás. 

CURTAS 

– O plenário da Câmara Municipal de Goiânia analisa nesta quinta-feira o projeto do vereador Lucas Kitão (PSL) que regulamenta a instalação de torres de antena na capital, com prioridade para a periferia.