Marco Pigossi desabafa sobre medo de sofrer consequências em vida profissional após se assumir um homem gay: ‘Foi um processo diferente’

O ator relembrou do momento que anunciou o seu relacionamento com o cineasta italiano Marco Calvani, em novembro de 2021

Postado em: 13-06-2023 às 13h56
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Marco Pigossi desabafa sobre medo de sofrer consequências em vida profissional após se assumir um homem gay: ‘Foi um processo diferente’
A participação do ator foi ao ar nesta segunda-feira (12/6) | Foto: Reprodução/TV Globo

Marco Pigossi, de 34 anos, participou do programa “Conversa com Bial” e acabou desabafando sobre o processo de ter se assumido um homem gay. Nesta segunda-feira (12/6), o ator afirmou que teve medo de sofrer alguma consequência em sua vida profissional.

“Nunca foi uma coisa direta, nunca me foi pedido que isso fosse aberto ou falado sobre. Mas era velado, a partir de relatos, conversas e coisas que eu ouvia das pessoas. E isso é um pensamento super antigo, porque a gente mostrou através de outros atores que isso é uma grande besteira. O trabalho de atores e atrizes vai muito além disso”, declarou.

O ator é considerado um dos galãs da Rede Globo devido aos seus inúmeros personagens nas novelas da rede televisiva. Diante esse contexto, Pigossi destacou também que sua apreensão estava interligada ao preconceito e o público, isto é, o que as pessoas iriam comentar.

Continua após a publicidade

“A gente tem muito medo de como isso vai ressoar para as pessoas ao redor. E a gente acabava ouvindo coisas dos próprios pais, que vem de um lugar total de amor e proteção, que é aquele discurso ‘eu tenho muito medo que você sofra’. E isso já causa na gente um medo de existir por si mesmo, que é onde a gente tem medo do que as pessoas vão achar”, ressaltou.

“E, para mim, foi um processo diferente, porque esse processo de autoaceitação e me reconhecer como homossexual passou por um lugar muito diferente, porque era público. Era para um país inteiro. Eu tinha um medo profissional muito grande”, acrescentou.

A participação do ator foi ao ar nesta segunda-feira (12/6). Ele relembrou do momento que anunciou o seu relacionamento com o cineasta italiano Marco Calvani, em novembro de 2021. Marco conheceu o namorado durante a produção do filme Best Place in The World.

“Vai fazer três anos que a gente se conheceu em Los Angeles, em outubro de 2020. Ele morava em Nova York e, depois a gente veio morar junto aqui”, revelou.

Pigossi, atualmente, está morando no Estados Unidos pois está focado em sua carreira internacional.

Questionado sobre a como foi o processo para se assumir como membro da comunidade LGBTQIA+, o artista realizou uma reflexão ao apresentador Pedro Bial.

“Se a gente pensar que um corpo heterossexual não precisa passar por esse processo, por que um corpo homossexual ainda precisa e tem que passar por esse processo?”, questionou.

Marco Pigossi ainda apontou a díficil luta por direitos civis que a comunidade ainda enfrenta. Segundo o ator, o mundo perfeito só irá existir quando eles não precisarem se esforçar para serem reconhecidos ou ouvidos.

“A gente ainda está lutando por Direitos Civis, pelo direito à existência, pela ausência de preconceito e um monte de questões sociais. Quanto mais a gente fala, expõe e mostra essa autoaceitação, mais natural a gente faz o caminho para as próximas gerações. Sou eternamente grato às gerações que vieram antes de mim, que passaram por coisas que eu não consigo nem imaginar. Até o dia que a gente não vai precisar mais colocar, aí vai ser o mundo perfeito”, afirmou.

Veja Também