Atores podem entrar em greve devido fracasso de negociação com estúdios; Entenda

Séries e filmes previstos para iniciar suas produções ou estreias no segundo semestre de 2023 poderão ser adiadas

Postado em: 13-07-2023 às 11h58
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Atores podem entrar em greve devido fracasso de negociação com estúdios; Entenda
Paralização ocorre juntamente com a greve dos roteiristas | Foto: Reprodução

Hollywood se prepara para enfrentar tempos caóticos. Nesta quinta-feira (13/7), após o Sindicato de atores (SAG-AFTRA) fracassarem ao tentarem um acordo com os estúdios, os atores podem entrar em greve.

O resultado da última reunião com as empresas responsáveis por filmes e séries não ocorreu muito bem. Anteriormente, a organização relatou que caso não haja mudanças de qualidade nos salários e outros direitos trabalhistas como a regulamentação do uso de inteligência artificial nas produções ligadas aos direitos de imagens, os atores estão autorizados a realizar uma paralização.

“Eles [os estúdios] sabem o que nossos membros precisam e quando trouxerem isto à mesa, nós os ouviremos, mas é importante que saibam que o tempo está se esgotando”, informou o sindicato que havia prorrogado a decisão.

Continua após a publicidade

Diante esse cenário, após 60 anos, os atores se unirão aos roteiristas e entrarão em greve dupla. A última vez foi em 1960, quando Ronald Reagan, ex-presidente dos Estados Unidos, que gerou uma ação obrigando os estúdios a aceitarem concessões.

Impacto nas estreias e produção de séries/filmes

A televisão e as plataformas de streaming podem enfrentar um período marcado por reprises de séries, filmes ou catálogos empacados. Com a possível greve, atores estão proibidos de filmar e promover as obras que irão estrelar. O atraso de produções de filmes e séries já era esperado devido a greve dos roteiristas, mas juntando com a paralização dos atores tudo está destinado a piorar.

A situação afeta a première de um dos filmes mais aguardados do ano, “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, prevista para acontecer na próxima segunda-feira (17/7) nos EUA. As divulgações de “Barbie” também podem ser interrompidas, além das séries que aguardam continuação como “The Last Of Us”, “Outerbanks”, “House Of Dragons” e entre outras. Essas obras podem ser adiadas para 2024.

Nem mesmo o Emmy está a salvo dos impactos da greve. A transmissão agendada para 18 de setembro pode sofrer alterações para novembro ou para ano que vem. A paralização faz com que os atores boicotem a cerimônia destinada aos melhores trabalhos do entretenimento televisivo e cinematográfico.

A expectativa, de acordo com o chefe da Academia de Televisão e autor da premiação, Frank Scherma, é que as negociações com o sindicado sejam resolvidas de forma rápida e equitativa.

Saiba mais:

Sindicato vota a favor e atores podem se juntar a greve dos roteiristas nos EUA

Veja Também