Sindicato vota a favor e atores podem se juntar a greve dos roteiristas nos EUA

"A possibilidade de greve não é a primeira opção, mas um último recurso." disse o presidente da SAG-AFTRA

Postado em: 18-05-2023 às 19h11
Por: Ana Beatriz Santiago
Imagem Ilustrando a Notícia: Sindicato vota a favor e atores podem se juntar a greve dos roteiristas nos EUA
Imagem: Istock

O SAG-AFTRA, sindicato dos atores dos Estados Unidos votou unanimemente a favor da possibilidade de uma greve caso os resultados das negociações da atual paralisação dos roteiristas não seja satisfatório. A ultima greve feita por atores de Hollywood foi em 1980, mais de 40 anos atrás.

Segundo o site americano ComicBook, a reunião do sindicato dos atores com a aliança de produtores de filmes e series (AMPTP, Alliance of Motion Picture and Television Producers) está marcada para 7 de junho, trinta dias antes do fim do contrato vigente mas os atores acham necessário se mostrar solidários para foça de barganha.

Para Fran Drescher, presidente do sindicato: “Pela primeira vez em muito tempo, nossa liderança de membros se solidariza com o comitê de negociação e com o Conselho Nacional para avançarmos com uma autorização de greve. Devemos colocar todas as nossas fichas na mesa, caso a necessidade se apresente”

Continua após a publicidade

“A possibilidade de greve não é a primeira opção, mas um último recurso. Como meu pai diz: Melhor ter e não precisar, do que precisar e não ter'” falando sobre o sinal verde dado por mais de 160 mil profissionais da categoria.

Assim como na greve dos roteiristas os atores buscam um aumento salarial, melhores porcentagens de ganho relacionadas a serviços de streaming e proteção contra inteligências artificiais.

Leia também:

Entenda o que é a Greve dos Roteiristas e como pode afetar na produção e lançamento de séries

Faustão deixa emissora Band após 1 ano e meio de novo programa

O que é ‘rosto de smartphone’ e porque ele vem estragando a experiência com séries e filmes

Veja Também