O que é ‘rosto de smartphone’ e porque ele vem estragando a experiência com séries e filmes

Alguns rostos são mais modernos do que outros? É possível que uma obra de época fique mais ou menos convincente pela escolha dos atores?

Postado em: 02-05-2023 às 17h54
Por: Ana Beatriz Santiago
Imagem Ilustrando a Notícia: O que é ‘rosto de smartphone’ e porque ele vem estragando a experiência com séries e filmes
Alguns rostos são mais modernos do que outros? É possível que uma obra de época fique mais ou menos convincente pela escolha dos atores?. | Foto: Reprodução

Durante o último mês após o lançamento da série Daisy Jones and The Six, uma adaptação de um best-seller que leva o mesmo título que conta a história de uma banda nos anos 70, alguns usuários comentaram sobre como os atores não pareciam convincentes o suficiente não por uma má atuação, mas por “terem o rosto de quem sabe o que um é smartphone”.

Alguns outros exemplos citados neste fenômeno são Dakota Johnson na mais recente adaptação do romance Persuasão; Emma Watson; o elenco da série Bridgerton; Timothée Chalamet e a lista vai longe. Nomes como o de Bella Ramsey e o restante do elenco de Becoming Elizabeth foram citados como exemplos positivos e convincentes. Este acontecimento está sendo chamado de ‘Smartphone face’ por usuários do TikTok e do Twitter.

Não existe uma justificativa exata para o motivo deste fenômeno já que biologicamente pessoas como a da atriz Camila Alvarez ou de Noah Schnapp de Stranger Things não são impossíveis teoricamente falando mas alguns pequenos detalhes quebram a imersão de quem assiste e revelam que está na verdade é uma obra gravada nos tempos atuais especialmente quando se trata de uma época recente como os anos 70 e 80 que foram documentados com fotos e vídeos.

Continua após a publicidade

Elenco de Clube dos Cinco (1985).

Cabelos alinhados, sorrisos padronizados e perfeitamente brancos são traços que não eram tão comuns assim durante aquela época, é impossível que uma banda dos anos 70 com seis membros possuísse um sorriso perfeito já que essas coisas se tornaram acessíveis após os anos 2010 e não eram tão exigidas assim, isso é visível no elenco de obras desse tempo.

Além disso alguns traços físicos só começaram a ser valorizados recentemente com a mudança do padrão de beleza e não recebiam essa atenção antes ou eram até mesmo considerados como feios, mudando assim a escolha dos atores, em obras medievais por exemplo essa tolerância é maior existindo apenas uma preferência por rostos que pareçam comuns e sem procedimentos estéticos.

Fica a dúvida, os produtores de series deveriam se atentar mais na hora da escolha do elenco? É possível ter o rosto de quem não sabe o que é um aparelho tão popular?

Leiam também:

Veja quais filmes irão estrear em 2023!

Veja quais são as séries mais assistidas da Netflix

Além do rock n’ roll: Daisy Jones & The Six é um contraste emocionante entre ficção e realidade

Veja Também