Matthew Perry lutou contra vício em drogas e já quase morreu de overdose; relembre o passado do ator

Ator faleceu no sábado (28/10), aos 54 anos

Postado em: 30-10-2023 às 10h34
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Matthew Perry lutou contra vício em drogas e já quase morreu de overdose; relembre o passado do ator
Ator faleceu no sábado (28/10), aos 54 anos | Foto: Reprodução

Neste sábado (28/10), faleceu aos 54 anos, Matthew Perry, o Chandler da série Friends. Durante o auge de sua carreira, entre os anos de 1990 e 2000, Matthew lutou contra o vício em drogas como álcool e opióides. 

Em sua biografia, Friends, Lovers and the Big Terrible Thing (Amigos, Amantes e a Grande Coisa Terrível, em tradução livre), e em entrevistas concedidas nos últimos anos, o ator relembrou o vício.

O início

Quando Matthew tinha 24 anos, seu vício em álcool começou no auge da carreira, época no qual ele havia  sido escalado para estrelar a série Friends ao lado de Jennifer Aniston, Courteney Cox, Matt Le Blanc, Lisa Kudrow e David Schimmer.

Continua após a publicidade

Nos seus 34 anos ele contou que teve duros momentos em sua vida. “Eu poderia lidar com isso, mais ou menos. Mas, quando eu tinha 34 anos, eu estava realmente entrincheirado em muitos problemas”, declarou.

Foto: Reprodução

Matthew contou que em momentos de dificuldades os colegas de elenco foram muito compreensivos e pacientes. “Eles eram como pinguins. Quando um pinguim está doente, os outros pinguins o cercam e o ajudam a se endireitar, andar ao redor dele até que ele possa andar sozinho. Foi isso que o elenco de Friends fez por mim”, contou.

Na época em que gravava a série, Matthew consumia comprimidos além do uso de álcool e tinha dificuldades, na biografia ele contou que simplesmente não sabia como parar. “Se a polícia chegasse na minha casa e dissesse: ‘Se você beber hoje à noite, vamos levá-lo para a cadeia’, eu começaria a fazer as malas. Não poderia parar, porque a doença e o vício são progressivos. Fica cada vez pior na medida em que envelhece.”

Naquela época ele chegou a pesar 70 quilos e seu peso continuou a diminuir conforme aumentava o uso das substâncias, o ator chegou afirmar que as drogas tiravam seu apetite fazendo com que ele perdesse muito peso chegando a pesar 58 quilos. ” Eu não sabia o que estava acontecendo comigo. Emagreci até chegar aos 58 quilos. Sinto muito por aquele cara, porque ele estava passando por muita coisa e… sou eu! E eu lembro de tudo isso e ainda não entendo o que estava acontecendo. Me desculpe. Estou muito grato de não estar lá mais. Mas é muito difícil de assistir”, lamentou ele, em lágrimas. 

Dificuldade em assistir Friends

Ainda em 2022, durante entrevista concedida ao Tom Power, Matthew revelou que revisitar episódios antigos de Friends era muito difícil para ele, graças ao seu histórico de vício e abuso de substância, e quando viu ele ficava pensando qual droga teria usado naquela temporada ou episódio. 

“Não posso assistir ao programa, porque estava brutalmente magro”, disse ele na conversa, explicando que quando via cenas, pensava em quais substâncias estava usando durante cada temporada da sitcom. “Porque posso dizer quando bebia, tomava opióides, cheirava cocaína. Poderia dizer temporada por temporada pela minha aparência. Acho que ninguém mais pode, mas eu certamente posso. É por isso que não quero assistir, porque é o que vejo”, acrescentou.

Matthew, no início da entrevista, contou que chegava a tomar 55 pílulas por dia, mas ainda assim teve o desempenho afetado. No início da entrevista, quando falou sobre Friends, também pontuou que se absteve de usar qualquer substância enquanto estava no set. “Tinha uma regra de não beber ou usar drogas enquanto trabalhava, porque tinha muito respeito pelas cinco pessoas com quem trabalhava. Porém, já cheguei para trabalhar extremamente de ressaca”.

Chance baixa de sobrevivência

Em 2022, o ator revelou em entrevista à People, que o seu vício em opioide quase o levou à morte. Com a grande quantidade de drogas consumida por Mattew, o cólon do ator estourou, deixando-o em coma durante duas semanas.

Naquele momento o ator ficou  no hospital por mais de cinco meses e foi submetido a 14 cirurgias estomacais, além de usar uma bolsa de colostomia por nove meses. “Os médicos disseram à minha família que eu tinha 2% de chance de viver. Fui colocado em uma coisa chamada máquina de ECMO, que faz toda a respiração do seu coração e pulmões. E isso se chama Ave Maria. Ninguém sobrevive a isso”, explicou ele na época.

Durante sua trajetória, Perry investiu aproximadamente R$ 45 milhões na busca pela sobriedade, passando por 15 processos de reabilitação até finalmente se considerar livre do vício.

Veja Também