Quinta-feira, 28 de março de 2024

Telefonias lideram ranking de reclamações no Procon

Procon municipal divulgou a lista das dez empresas mais reclamadas em Goiânia, no mês de janeiro.

Postado em: 03-02-2016 às 00h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Telefonias lideram ranking de reclamações no Procon
Procon municipal divulgou a lista das dez empresas mais reclamadas em Goiânia, no mês de janeiro.

Elisama Ximenes

O Procon Goiânia divulgou, ontem (2), as dez empresas mais reclamadas no município, em janeiro. As empresas de telefonia são maioria na lista. Entretanto, a Oi (Fixo, Internet, TV a cabo) lidera o ranking e a Oi móvel aparece na quinta posição. Paulo Eduardo Prado, jornalista, conta que ele próprio já precisou fazer reclamações no órgão sobre a empresa de telefonia, Claro. 

Segundo Prado, também conhecido com Padu, a reclamação foi sobre uma cobrança indevida que recebeu. Ele conta que reclamou na telefonia, mas seu problema não foi resolvido. Assim, recorreu ao órgão e a situação foi solucionada ainda no atendimento preliminar. “Acredito que a maioria das empresas age de má-fé, porque quando o Procon é acionado, o problema é resolvido na hora”, indigna-se Padu.

Continua após a publicidade

Além da Oi e da Claro, a NET, Sky, Caixa Econômica Federal, Vivo, GVT e o Banco Bradesco Cartões também aparecem na lista. Segundo Jhonny Saldanha, gerente de atendimento do Procon, “no geral, as pessoas reclamam do mau atendimento das empresas de telefonia”. Já com relação à solução dos problemas, o gerente informou que o retorno tem sido satisfatório. Saldanha informa que 90% dos casos são imediatamente resolvidos depois que o órgão realiza o contato.

As Centrais Elétricas de Goiás (Celg) está na oitava posição do ranking. O gerente de atendimento do Procon diz ser difícil a solução de casos com a distribuidora devido à ausência de concorrência. “Geralmente, eles simplesmente alegam que a conta está correta”, explicou Saldanha, sobre as reclamações de contas com valores equivocados. O servidor lembra que as empresas têm 30 dias para resolver o problema após serem notificados e, caso não respondam, podem ser autuadas judicialmente. 

Procon-GO também tem lista de reclamações

 A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor de Goiás (Procon-GO) divulgou dois rankings sobre reclamações e atendimentos de janeiro de 2016. A primeira tabela foi chamada Ranking Atendimentos, na qual fazem parte as 50 empresas que mais tiveram solicitações, mas conseguiram resolver o problema ainda nos primeiros contatos. Já a segunda, é intitulada Ranking Reclamações. Nela, o mesmo número de empresas preenche a lista por terem recebido processos administrativos.

Os bancos e empresas de telefonia têm presença marcante em ambos as classificações. A assessora geral do Procon Goiás, Rosânia Nunes, disse que as maiores reclamações quanto às telefonias assemelham-se às listadas municipalmente. Já os bancos são denunciados por não entregarem cópias dos contratos e “por cobranças de que o consumidor não sabe do que se trata”, explica. Além disso, há grandes queixas sobre filas de banco.

A assessora ainda afirmou que as empresas de produtos, como o Fujioka, que lidera a o Ranking Reclamações, recebe protestos de descumprimento da oferta. A não entrega de produtos no prazo e a venda deles sem visto de qualidade, ou seja, estragados, também são recorrentes sobre as empresas da categoria.

 

Veja Também