Quinta-feira, 28 de março de 2024

Detran-GO lança campanha de conscientização para o Carnaval

Operação contará com esforço conjunto de policiais militares, servidores do Detran-GO e educadores para o trânsito

Postado em: 04-02-2016 às 12h34
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Detran-GO lança campanha de conscientização para o Carnaval
Operação contará com esforço conjunto de policiais militares, servidores do Detran-GO e educadores para o trânsito

Fábio João

O Detran-GO informou na manhã desta quinta-feira (4) a Operação Carnaval 2016, que levará o programa Balada Responsável a 12 municípios goianos durante o feriadão de Carnaval a fim de conscientizar os motoristas do risco de beber e dirigir. 

Continua após a publicidade

Em parceria com Batalhão de Trânsito da Polícia Militar o Detran dividiu a ação em duas etapas, além das conhecidas blitzes da balada responsável as equipes irão fazer um trabalho preventivo em bares, restaurantes e shows.

As equipes de fiscalização e educação para o trânsito sairão do Detran-GO rumo aos principais destinos turísticos do Estado. Os educadores irão contar com um bafômetro por aproximação, o equipamento é capaz de medir os índices de álcool por litro de ar sem precisar que a pessoa tenha contato com o aparelho. A ideia é fazer um trabalho preventivo mostrando aos condutores os riscos de se dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas.

A outra parte da operação será feita pelos fiscalizadores nas blitzes da balada, os agentes de fiscalização utilizarão decibelímetro nas blitzes. Os equipamentos servirão para medir o nível de pressão sonora emitidos pelos veículos abordados. 

As equipes desenvolverão trabalhos de conscientização e fiscalização junto aos foliões de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Aruanã, Pirenópolis, Corumbá, Cidade de Goiás, Jataí, rio Verde, São Simão e Quirinópolis. A operação será realizada de sexta-feira (5) a quarta-feira (10) e contará com o esforço conjunto de policiais militares, servidores do Detran-GO e educadores para o trânsito, totalizando aproximadamente 150 profissionais. 

Em 2015 a Operação Carnaval flagrou 183 condutores dirigindo sob influência de bebidas alcoólicas. Desses, 149 foram autuados e os outros 34, presos pois os índices registrados quando sopraram o bafômetro estavam acima dos 0,34 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expirado (0,34 mg/L). 

(Foto: Detran-GO)

Veja Também