Escola movimenta solidariedade na internet

Campanha pretende arrecadar verba para adquirir livros para alunos da instituição e gerar novas experiências de aprendizagem em um modelo participativo de educação

Postado em: 12-02-2016 às 00h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Escola movimenta solidariedade na internet
Campanha pretende arrecadar verba para adquirir livros para alunos da instituição e gerar novas experiências de aprendizagem em um modelo participativo de educação

Alunos e professores da Escola Municipal José Carlos Pimenta, no Distrito de Vila Rica, zona rural de Goiânia, promovem a partir deste domingo, 14, uma campanha de financiamento coletivo para aquisição de três títulos literários que integram projeto da instituição. A coleta pretende mobilizar comunidade, famílias e pessoas de outras cidades e estados para um modelo participativo de educação.

A ação intitulada “Alimente heróis com livros” envolve 60 estudantes e precisa arrecadar em 60 dias R$ 3.446,78 em site especializado em financiamento coletivo. Com o dinheiro, a escola pretende comprar 90 exemplares dos livros “Eu sou Malala”, “O diário de Anne Frank” e “Ben Carson: O menino pobre que se tornou neurocirurgião de fama mundial”.

Segundo o professor idealizador do projeto, Cléssio Bastos, o dinheiro é necessário, mas o principal objetivo não é a arrecadação. “A Campanha e o projeto em si geram uma série de situações pedagógicas que motivam o uso da língua portuguesa em situações reais. Na gravação dos vídeos, por exemplo, os alunos desenvolvem a oralidade, a escrita do roteiro, se sentem motivados e desinibidos e aprendem a usar tecnologias”, destaca o educador.

Continua após a publicidade

O projeto ainda prevê a compra dos livros pelos próprios alunos na ida à livraria, leitura dos exemplares no primeiro semestre e doação para outra instituição que melhor apresentar um plano de utilização dos títulos literários. Mais informações do projeto podem ser acessadas pelo endereço eletrônico looking4heroes.org

Doações

Qualquer cidadão de Goiânia ou do país pode contribuir com o projeto, além de ficar envolvido diretamente com a educação dos jovens, que têm entre 9 e 14 anos. De acordo com o valor doado, os doadores receberão recompensas como uma foto do aluno com o livro, cartinha manuscrita do aluno agradecendo a doação, ler um trecho de livro com os alunos por videoconferência.

As doações para o projeto “Alimente heróis com livros” serão feitas a partir do dia 14 pelo site www.catarse.me/heroisleitores. O valor mínimo para doações é de R$ 30,00. O projeto é acompanhado pelo cantor e compositor Tiago Iorc e pelo jornalista Marcelo Tas.

 

Veja Também