Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cai as infrações no Carnaval

As equipes de fiscais da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, que participaram da Operação Carnaval, começam

Postado em: 14-02-2016 às 00h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Cai as infrações no Carnaval

As equipes de fiscais da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, que participaram da Operação Carnaval, começam a chegar em Goiânia. Conforme os relatos, caiu o número de infratores, principalmente nos crimes de caça e pesca.

Os fiscais responsáveis por parte do Rio Araguaia, e dos rios Crixás, Crixás Mirim, Rio do Peixe, Rio Tesoura, Rio Vermelho, Rio Verdinho, Rio Preto, Rio Claro e Rio Caiapó, realizaram apenas dois autos, sendo um de advertência e um de infração. Foram apreendidas quatro pindas, dois espinheis e 15.3 quilos de pescado. Para os agentes este foi o Carnaval de menor movimento na região nos últimos quatro anos, o que pode ter contribuído para o baixo número de infrações detectadas na região.

Desmatamento

Continua após a publicidade

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar também intensificou as atividades durante o feriado. A equipe do 2 ° Pelotão Ambiental de Firminópolis encontrou um desmatamento com grandes danos ambientais. Os policiais encontraram um trator de esteira realizando um desmatamento de grandes proporções. Ao percorrerem o local localizaram duas nascentes intermitentes danificadas pelo trator, um represamento de manancial, um desmatamento em APP com a retirada de algumas árvores protegidas por lei.

Os proprietários apresentaram apenas uma declaração de isenção de outorga de recursos hídricos como se fosse a licença ambiental. Como não foram apresentados documentos ambientais válidos para os serviços realizados, os proprietários foram conduzidos ao DP de Aurilândia, onde o delegado optou por fazer o inquérito por portaria. O relatório circunstanciado será encaminhado à DP e ao Ministério Público. À noite, durante uma abordagem, encontraram um revólver calibre 22 e mais 49 munições intactas na região do registro do Araguaia.

Rio Verde

Em Rio Verde, os policiais lavraram dois boletins de ocorrência de recolhimento de animais silvestre e um de recolhimento de material predatório. Foram recolhidos dois canários da terra, dois papagaios cabeça de coco, quatro gaiolas, 35 redes de pesca, 10 quilos de pescado e quatro pindás.

Em Alexânia, os policiais apreenderam oito redes de aproximadamente 150 metros, duas tarrafas e 20 espinhéis. O grupamento do Batalhão Ambiental de Itumbiara efetuou patrulhamento náutico no Rio Paranaíba. Após várias abordagens e orientações, os policiais flagraram um caso de pesca predatória no município de Cachoeira Dourada.

 

Veja Também