Anápolis confirma dois casos da Síndrome de Guillain-Barré

O Departamento de Epidemiologia municipal investiga se os dois casos estão relacionados ao vírus Zika

Postado em: 16-02-2016 às 14h45
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Anápolis confirma dois casos da Síndrome de Guillain-Barré
O Departamento de Epidemiologia municipal investiga se os dois casos estão relacionados ao vírus Zika

A Secretaria de Saúde de Anápolis (GO) confirmou nesta terça-feira (16) a ocorrência de dois casos da Síndrome de Guillian-Barré na cidade, localizada a cerca de 50 quilômetros de Goiânia. O Departamento de Epidemiologia municipal investiga se os dois casos estão relacionados ao vírus Zika. A doença – que causa paralisia – pode ter outras causas. 

Segundo a secretaria, os dois pacientes, um homem de 69 anos e um rapaz de 29 anos, estão internados em hospitais públicos, recebendo os cuidados médicos. O idoso está internado na Santa Casa de Misericórdia. Já o rapaz foi transferido na noite dessa segunda-feira (15) do hospital municipal para o Hospital de Doenças Tropicais.

Continua após a publicidade

Ambos já foram submetidos aos exames clínicos necessários para identificar as causas da doença. Após serem analisados pelo Laboratório Central (Lacen), em Goiânia, os testes serão enviados para o Instituto Evandro Chagas, no Pará. O instituto é vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. Os resultados só devem ser conhecidos em 60 dias.

Segundo o Ministério da Saúde, a Síndrome de Guillain-Barré é uma das mais frequentes manifestação neurológica verificada após a ocorrência de processos infecciosos causados pelo vírus da dengue e da chikungunya. Apesar da maior parte das manifestações estar relacionada aos processos infecciosos, não significa que seja exclusivamente por infecção relacionada à dengue, zika ou chikungunya.

Entre janeiro e julho de 2015, alguns estados da Região Nordeste notificaram a ocorrência de 121 casos de manifestações neurológicas e da síndrome com histórico de alguma patologia infecto-contagiosa prévia. No entanto, como a doença não é de notificação compulsória, não há informações precisas sobre o total de casos registrados no país. (EBC) (Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas) 

Veja Também