Infraero acorda concessão de comércio

Foi publicado ontem (15), no Diário Oficial da União (DOU), o extrato do contrato para a concessão de áreas comerciais do novo

Postado em: 17-02-2016 às 00h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Infraero acorda concessão de comércio

Foi publicado ontem (15), no Diário Oficial da União (DOU), o extrato do contrato para a concessão de áreas comerciais do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva (GO). A Socicam Administração Projetos e Representações Ltda., vencedora da licitação, será responsável pela implementação, gestão e exploração das unidades comerciais.

Para o desenvolvimento do projeto, estão destinados aproximadamente 3 mil m² de área comercial dentro do futuro terminal de passageiros, além de área externa para estacionamento das locadoras de veículos. A empresa vencedora será responsável pelo mix comercial, pela manutenção e limpeza de algumas áreas de uso dos passageiros (banheiros/praça de alimentação) e pelo pagamento do preço mínimo mensal de R$ 755 mil ou 50% do faturamento bruto mensal, variável condicionada ao maior valor. A previsão é que as novas instalações sejam inauguradas na primeira quinzena de abril, juntamente com o novo terminal de passageiros de Goiânia.

Até lá, deverão estar em funcionamento no saguão pelo menos uma livraria, uma drogaria, uma lanchonete com café, além dos telefones públicos. Já na área de embarque, após o canal de inspeção, o edital estabelece que ao menos uma livraria, uma cafeteria e uma loja no conceito walk through, com os passageiros percorrendo o interior da loja para chegar até os portões de embarque. Para o desembarque, a Infraero quer oferecer ao menos três locadoras de veículos, serviço de táxi, guarda volumes, caixas eletrônicos, Correios e balcão de informações turísticas.

Continua após a publicidade

Na avaliação do diretor Comercial e de Logística de Cargas da Infraero, André Luís Marques de Barros, a assinatura desse contrato, no último dia 11, representa um novo paradigma na política comercial da estatal. “É um novo modelo de gestão no qual a Infraero vai ofertar um serviço mais ágil, eficiente e diversificado ao passageiro”, afirma.

O novo terminal de Goiânia é o primeiro da Rede Infraero a ter a área comercial entregue à exploração por uma empresa privada. O compartilhamento das obrigações de limpeza e manutenção das áreas do aeroporto também é uma novidade dessa nova estratégia comercial. A limpeza e a manutenção de banheiros e da praça de alimentação serão de responsabilidade do concessionário. A Infraero permanece responsável pela manutenção do terminal de passageiros, dos carrinhos de bagagem, da segurança e monitoramento de áreas restritas e patrimoniais, conforme previsto no edital. Outra proposta para garantir o bom atendimento aos passageiros é a de contar com 60% da praça de alimentação e das demais lojas no saguão e sala de embarque em até 120 dias após a assinatura do contrato. 

Veja Também