Projeto troca lixo reciclado por alimentos

Programa Troca Sustentável incentiva a prática de reciclagem e recompensa moradores que participam

Postado em: 22-02-2016 às 12h13
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto troca lixo reciclado por alimentos
Programa Troca Sustentável incentiva a prática de reciclagem e recompensa moradores que participam

Fábio João

O programa Troca Sustentável foi criado em parceria entre a Secretária do Meio Ambiente (Semma) de Trindade e a Prefeitura do município com o objetivo de recolher materiais que possam ser reciclados para que, em troca, a população receba frutas e verduras pelo lixo reciclado recolhido. Latas de alumínio, papelão, garrafas pet, ferro-velho entre outros dejetos recicláveis. 

O projeto começou tímido, mas agora já abrange grande parte do município. “O programa foi iniciado em 2014 atendendo três bairros e agora já estamos em quase 30 localidades”, afirmou Reisla Borges, nutricionista e uma das coordenadoras do Troca Sustentável. Os bairros atendidos pela ação ficam em Trindade e no Trindade 2. Nas últimas edições do Troca foram recolhidas em média uma tonelada e meia de lixo reciclável, todo o lixo é encaminhado para uma cooperativa, onde recebe o devido tratamento.

Continua após a publicidade

Como é feita a troca?

A troca pode ser feita nos setores onde ocorre a ação. Para saber quanto vale o quilo das frutas e verduras foi criada uma tabela com os valores de cada item. Por exemplo, a cada 1 quilo de latinhas de alumínio o morador terá direito a 1 quilo de frutas ou verduras a sua escolha. 

A Troca Sustentável trabalha apenas com frutas e verduras frescas e segundo a nutricionista Reisla, os produtos veem direto do fornecedor no Ceasa. Banana, maçã, laranja são as principais frutas e nunca faltam nos dias de troca. Outros produtos como batata, cebola e tomate também estão sempre presentes na “feira de trocas”. Em geral esses são alguns dos itens que estão disponíveis para a troca e que ajudam a reforçar a alimentação de muitas famílias

O programa

O projeto surgiu no Rio Grande do Sul (RS) e foi modificado e adaptado a alguns municípios goianos. Senador Canedo foi o primeiro a implantar tal projeto. A partir do modelo da cidade da região metropolitana a prefeitura de Trindade fez algumas alterações e criou a sua própria Troca Sustentável, um programa socioambiental que atua nas áreas da saúde, meio ambiente e social. Além de contribuir com um reforço na alimentação das famílias mais carentes, o programa se tornou mais um aliado ao combate ao mosquito da dengue, o Ades Aegypti, deixando a cidade mais limpa e conscientizando os moradores sobre a importância da reciclagem.

Geração de Emprego

Além de reforçar a alimentação das famílias, o programa também ajudou na renda de algumas delas. Os catadores de lixo que ficavam nos aterros da cidade foram retirados dessa condição de trabalho que chegava a ser desumana e foram acolhidos pelo projeto. A prefeitura disponibilizou um galpão onde os ex-catadores se organizaram em uma cooperativa que trabalham cerca de 10 a 11 famílias que hoje tem renda de um salário mínimo. Todo o lixo reciclável reunido pelos cooperados é vendido por eles e o valor é dividido entre os mesmos. Gustavo Crispim, um dos coordenadores do projeto, afirmou que o lucro da venda é única e exclusivamente dos cooperados.

Lixo que vira alimento

Existem vários tipos de programas de reciclagem com o propósito de conscientizar as pessoas da importância do descarte de lixo de forma correta, mas nem todos têm uma motivação para praticar esse tipo de ação. De que maneira você podia reaproveitar aquelas garrafas pets que estão jogadas em seu quintal e aquelas latinhas de alumínio jogadas fora? O projeto da Troca Sustentável incentiva de forma a recompensar o morador por essa atitude. Poder trocar o lixo por alimento é uma boa forma de recompensar os moradores dos bairros, que fica mais limpo. O projeto auxilia na limpeza da cidade e a cada ação promovida pela secretaria são recolhidas em média 1,5 toneladas de material reciclado, segundo Gustavo Crispim.

Importância do Projeto

José Roberto Giannielli, 69 anos, residente do setor Jardim Marista, em Trindade,  já participou várias vezes do programa Troca Sustentável. Em entrevista ao O Hoje ele afirmou que além de limpar os setores o programa ajuda as pessoas mais necessitadas. “A melhor coisa que fizeram foi esse serviço”, declara o morador.

O secretário Alexandre César considera que “esse projeto ajuda completar a alimentação das famílias, faz com que elas economizem e ainda conscientiza os moradores sobre a importância da reciclagem, deixando a cidade cada vez mais limpa”.

“A saúde preventiva melhorou, pois tiramos o lixo dos setores. Esse projeto é a vitrine da nossa secretaria. O poder público tem que ir às pessoas e não só esperar que eles venham até nós”, concluiu Alexandre César. 

(Foto: Reprodução Facebook)

Veja Também