Empreendedorismo cresce no Brasil

É cada vez maior o número de pessoas que decidem abrir o próprio negócio. Em 2015, o País teve o maior índice

Postado em: 24-02-2016 às 00h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Empreendedorismo cresce no Brasil

É cada vez maior o número de pessoas que decidem abrir o próprio negócio. Em 2015, o País teve o maior índice de taxa de empreendedorismo nos últimos 14 anos. O registro é de 39,3%, quase o dobro do registro de 2002, quando a taxa era de 20,9%. Esses são os dados da pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor, patrocinada pelo Sebrae no Brasil.

Ter o próprio negócio ocupa o quarto lugar entre os dez maiores sonhos dos brasileiros segundo a pesquisa. O Brasil está entre os oito países mais empreendedores do mundo em nível de empreendedor inicial, ou seja, atividades com até três anos e meio de existência. Para os negócios estabelecidos há mais tempo, o país alcança o segundo lugar.

A simplificação do recolhimento de tributos e a ampliação de capacitação dos empresários estão entre os fatores que elevaram o nível de empreendedorismo. É o que afirma Igor Montenegro, diretor-superintendente do Sebrae Goiás. Ele afirma que quem segurou a geração de empregos nos últimos sete anos foram as pequenas e micro-empresas e que o crescimento do empreendedor chegou para ficar. “Se hoje uma pessoa quer emprego,  a única forma de criá-lo é empreendendo”.  

Continua após a publicidade

O Sebrae desenvolve há 43 anos ações de apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil. Ele oferece curso, capacitações,palestras e assessorias tanto para quem pretende abrir seu próprio negócio quanto para quem já está no mercado empreendedor. 

O empresário aposentado Newton Póvoa apostou no serviço de assessoria para trazer melhorias para a casa de bolos que abriu em maio de 2015. O investimento trouxe melhorias no atendimento ao público e vê o reflexo no retorno positivo que recebe dos clientes. Ele considera importante aprender todos os dias para manter o sucesso dos negócios, pois cada dias as informações e o mercado se renovam.

O estudante de Economia Alexandre Alves considera importante buscar o máximo possível de informações de mercado antes de abrir o próprio negócio, E é isso que ele tem feito com a ajuda dos cursos do Sebrae e parceiros. Ainda este ano, o jovem de 19 anos pretende montar com seus sócios um site voltado para o público universitário. (Flaviane Barbosa)

 

Veja Também