Canteiro de obras…e de estudos!

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a construtora, o Sesi e o Senai. É desenvolvida há oito anos e visa investir no capital humano

Postado em: 25-02-2016 às 00h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Canteiro de obras…e de estudos!
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a construtora, o Sesi e o Senai. É desenvolvida há oito anos e visa investir no capital humano

OVinte e um alunos, operários da Pontal Engenharia, começaram o ano letivo nesta segunda-feira, 22, em uma sala de aula montada no próprio canteiro de obras. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a construtora, o Sesi e o Senai, é desenvolvida há oito anos e visa investir no capital humano, qualificando-o e capacitando-o para que possa desenvolver suas tarefas com mais segurança e se inserir no mercado de trabalho com possibilidade de crescimento. De segunda a sexta-feira, após o final do expediente, os operários trocam os uniformes e os capacetes de segurança por livros, cadernos e canetas para frequentar as aulas do Ensino Médio.

É o caso de JanyarlaLaula Fernandes, de 27 anos. Ela trabalha em uma área geralmente dominada pelo sexo masculino, a de construção, revestimento e alvenaria. Está há seis meses na Construtora e já está vislumbrando um futuro melhor na profissão. “Aqui sou pedreira mas estou planejando fazer Engenharia”, diz. “Enxerguei nesta iniciativa da empresa uma oportunidade de crescimento e não irei desperdiça-la”. 

Fagner Ramos, de 36 anos, é do Maranhão. Trabalha na construtora goiana há um ano e três meses, gosta do Estado e da empresa. “O que eles fazem por nós não tem igual”, garante. “Nos abrem os olhos para o mundo”, diz sobre a oportunidade de concluir os estudos. Quer se dedicar a cursos de qualificação e continuar no ramo da construção civil. A professora Mileani Ribeiro Rodrigues, do Sesi, destaca que as aulas no canteiro de obras facilitam o acesso ao aprendizado. “Neste projeto podemos entender as necessidades de cada operário, suas dificuldades e damos aula dentro da realidade em que eles vivem”, explica. 

Continua após a publicidade

O projeto, que mexe com a alma dos operários, é uma das ações da Pontal Engenharia voltada para o corpo de colaboradores. A empresa, premiada no Brasil e América Latina por ações sustentáveis (já ganhou 4 vezes o Prêmio Eco) e uma das pioneiras em montar sala de aula em canteiro de obras, realiza outras ações para premiar a redução do absenteísmo, a dedicação e a produtividade entre os colaboradores, como premiações, brindes e entregas de cestas de alimentos em datas comemorativas. A programação inclui ainda o Dia da Beleza e o Dia da Saúde, uma data em que os operários deixam o trabalho mais cedo e fazem uma série de exames no próprio canteiro. “O investimento no ser humano traz resultados surpreendentes”, diz o diretor-executivo Ivo Corrêa. 

 

Veja Também