Países celebram primeiro Dia da Alimentação Escolar

Postado em: 01-03-2016 às 00h00
Por: Redação
O evento quer reforçar o compromisso com a promoção da alimentação escolar vinculada à compra local de alimentos para o desenvolvimento sustentável

O continente africano vai comemorar pela primeira vez o Dia Africano de Alimentação Escolar, no dia 1º de março. A União Africana, que congrega 54 dos 55 países do continente, vai celebrar a data com um evento em Niamey, capital do Níger, e autoridades de todo o continente estarão presentes para reforçar seu compromisso com a promoção da alimentação escolar vinculada à compra local de alimentos como estratégia crucial para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Dia Africano da Alimentação Escolar foi criado em janeiro deste ano, depois que os chefes de Estado reunidos na 26ª Cúpula da União Africana decidiram adotar a alimentação escolar como estratégia continental para melhorar a frequência e o desempenho dos alunos nas escolas e promover a geração de renda e o empreendedorismo em comunidades locais.

A decisão foi tomada depois que uma delegação de oficiais da União Africana e ministros de diversos países africanos visitou o Brasil para conhecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar. A experiência brasileira tem inspirado inúmeros países africanos empenhados em adotar estratégias nacionais de alimentação escolar vinculada à compra de alimentos produzidos por agricultores familiares.

A Cúpula da União Africana determinou também a criação de um comitê técnico multidisciplinar de especialistas africanos para realizar, com apoio do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos, um estudo geral sobre a relevância e o impacto da alimentação escolar nos estados membros da União Africana.

A instituição espera que essa mobilização em torno do tema seja um incentivo para que os países que já têm programas de alimentação escolar continuem investindo em seu aprimoramento e que os países que não têm programas incluam a alimentação escolar entre suas prioridades políticas.

Em todo o mundo, o PMA fornece alimentação escolar para mais de 18 milhões de crianças em 65 países. O PMA vai marcar o primeiro Dia Africano da Alimentação Escolar com um evento em Roma, com todas as missões da ONU na cidade. O evento vai possibilitar o diálogo sobre alimentação escolar no contexto do continente africano e mostrar o resultado de diversas iniciativas na área.

 

Compartilhe: