Aumento do combustível será investigado

Consumidor tem se deparado com constantes aumentos nos preços dos combustíveis na capital. Presidente do Sindiposto, José Batista, confirma haver um rodízio de preços entre os postos de Goiânia

Postado em: 05-03-2016 às 00h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Aumento do combustível será investigado
Consumidor tem se deparado com constantes aumentos nos preços dos combustíveis na capital. Presidente do Sindiposto, José Batista, confirma haver um rodízio de preços entre os postos de Goiânia

Só nesse ano o Procon-GO registrou 34 reclamações em relação ao aumento do combustível em Goiânia. O presidente do Sindiposto, José Batista, explica que há um rodízio de preços entre os postos de Goiânia. Alguns aumentam o valor e outros não. O aumento é reflexo do repasse de custos e dos tributos das empresas.

No mês passado, Procon-GO iniciou um levantamento para averiguar se o aumento do valor é regular ou não. Não há como calcular quantas vezes o ato ocorreu, pois depende de cada posto. Mas alguns consumidores lembram que o fato aconteceu pelo menos quatro vezes na capital.

Rosânia Nunes, gerente de atendimento do órgão fiscalizador, afirma que no mínimo 200 postos serão investigados para verificar a justificativa do valor do produto e se há combinação de preços entre os postos. Ela explica que cada estabelecimento define o valor do produto de acordo com custo que tem com funcionários, aluguel e outras despesas. Ela ressalta que a proteção que o Procon pode oferecer para o consumidor é verificar se há uma prática abusiva ou alinhamento de preços entre os postos, pois é necessário que haja uma variação entre eles para o consumidor não ser lesado. “Independente de denúncias o levantamento é feito”, diz Rosânia.

Continua após a publicidade

O comerciante Vergílio da Rocha Félix, 37, lembra que viu o valor do combustível aumentar cinco vezes em Goiânia. Para ele que tem que abastecer todos os dias a situação é lamentável. Depois dos aumentos, Vergílio que costumava abastecer apenas com gasolina, optou por utilizar também álcool em seu automóvel. Ele espera providências do governo. “Se o aumento continuar, uma hora teremos que andar de bicicleta”. 

Raquel Silva Santos, técnica em mineração, 29, lembra que pelo menos quatro vezes percebeu esse aumento e acha abusivo o valor do combustível. Ela espera que o cenário político mude pra diminuir o preço do produto ou aumentar com menos freqüência.

O consumidor que considerar o aumento do combustível abusivo, repentino ou perceber adulteração do produto pode denunciar o ato por meio do número 151, ou pelo site do Procon: procon.go.gov.br. Rosânia Nunes lembra que as queixas são importantes para que o óprgão inicie a investigação do caso. 

 

Veja Também